Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60395
Type: TCC
Title: Educação para as sexualidades: o que é isso que se mostra no Ensino de Ciências?
Authors: Vieira, José Wilker Moraes
Advisor: Leite, Raquel Crosara Maia
Keywords: Sexualidades;Ensino de ciências;Educação para as sexualidades
Issue Date: 2021
Citation: VIEIRA, José Wilker Moraes. Educação para as sexualidades: o que é isso que se mostra no Ensino de Ciências? 2021. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Neste trabalho voltamos o olhar para as sexualidades e suas interseções com o ensino de ciências no sentido de uma construção social, histórica e cultural. Trata-se, portanto, de uma investigação em busca de compreender os fenômenos que se mostram a partir das representações de professores e professoras de ciências sobre as sexualidades na prática de ensino de ciências. As questões que orientaram foram: quais as representações de professores e professoras que lecionam a disciplina ciências acerca das sexualidades? Em que se orientam para o planejamento de atividades voltadas para abordagens de sexualidades? Qual o currículo praticado ao que se refere às sexualidades de docentes que lecionam ciências? Para que pudéssemos compreender essas questões, realizamos o estado da questão, do qual permitiu que explorássemos e delineássemos esta pesquisa. Além disso, recorremos às entrevistas semiestruturadas com dois docentes que lecionam ciências no ensino fundamental em escolas públicas. Utilizamos a análise textual discursiva a fim de explorar e compreender os fenômenos que se mostraram nas transcrições. Os resultados nos permitiram compreender que há a existência de uma dualidade entre as visões voltadas para a naturalização das sexualidades, sobretudo presentes nos currículos oficiais, e as visões que discutem as sexualidades como um constructo social, mas que na prática pedagógica elas se interseccionam. Além disso, as perspectivas pedagógicas são diretamente influenciadas pelas perspectivas dos professores.
Abstract: In this work, we look back at sexualities and their intersections with science teaching in the sense of a social, historical and cultural construction. It is, therefore, an investigation in search of understanding the phenomena that appear from the representations of science teachers about sexualities in the practice of science teaching. The questions that guided were: what are the representations of teachers who teach the subject science about sexualities? Which are their orientations in order to plan activities aimed at addressing sexualities? What is the curriculum practiced with regard to the sexualities of teachers who teach science? In order to understand these issues, we carried out the state of the matter, which allowed us to explore and outline this research. In addition, we resorted to semi-structured interviews with two teachers who teach science in elementary school in public schools. We used discursive textual analysis in order to explore and understand the phenomena that were shown in the transcripts. The results allowed us to understand that there is a duality between the views aimed at the naturalization of sexualities, especially present in official curricula, and the views that discuss sexualities as a social construct, but that in pedagogical practice they intersect. Furthermore, pedagogical perspectives are directly influenced by teachers' perspectives.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60395
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_jwmvieira.pdf874,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.