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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60394
Tipo: | TCC |
Título: | Contribuições de uma residência pedagógica na construção da identidade docente de licenciandos em ciências biológicas. |
Autor(es): | Barros, Yvana Patrícia da Silva. |
Orientador: | Feitosa, Raphael Alves. |
Palavras-chave: | Identidade Docente;Experiência do vivido;Residência Pedagógica |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | BARROS, Yvana Patrícia da Silva. Contribuições de uma residência pedagógica na construção da identidade docente de licenciandos em ciências biológicas. 2021. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | A identidade docente pode ser compreendida como o significado do que é “ser professor” atribuído pelo próprio indivíduo, ou seja, como ele se percebe. A identidade docente é dita como diversa e ao mesmo tempo única. Ela se constitui através de experiências vivenciadas pelo professor/futuro professor, e ainda por meio das relações formadas e das interações sociais cotidianas. A construção do “ser professor” demanda vivências nas quais o docente irá refletir sobre sua prática e assim, se perceber, se moldar, se modificar e se transformar, ou seja, a identidade é dinâmica e está em constante mudança. Entretanto, o “assumir-se professor” é algo complexo e abstrato, principalmente na formação inicial docente, demandando de um longo tempo para se constituir e de diversas vivências nesse período para ser percebido, compreendido e “consolidado”. Nesse viés, a Residência Pedagógica (RP) é um programa que integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo inserir os licenciandos no contexto da educação básica, com o intuito de promover o aperfeiçoamento da formação docente diante das experiências vivenciadas. Na RP os licenciandos podem experimentar uma parcela do “ser professor”, através de uma série de vivências, como o planejamento de aulas, momentos de reflexão, o exercício de ministrar aulas e entre outros. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo geral compreender as contribuições de um subprojeto da RP na construção da identidade docente dos licenciandos de biologia de uma universidade cearense, e como objetivos específicos, descrever narrativas de experiências do vivido de um grupo da RP; entender como as experiências vividas na RP impactaram/impactam na formação da identidade docente dos residentes e por fim, perceber o papel da RP neste subprojeto na formação docente dos futuros professores, dando foco em seus processos identitários. Para isso, foram utilizadas narrativas da experiência do vivido dos residentes do subprojeto biologia como metodologia de pesquisa qualitativa, e foi aplicada a Hermenêutica Objetiva como técnica de análise de dados. Tais dados foram coletados através de narrativas escritas pelos residentes e disponibilizadas por eles para a realização do presente estudo. Diante das experiências vivenciadas e relatadas pelos residentes foi possível entender o importante papel desta RP Biologia, como no entendimento da realidade escolar, no amadurecimento profissional e na proporção do exercício da criticidade, para a identificação dos futuros professores com a docência. Gradualmente, os residentes foram assumindo um papel reflexivo sobre a docência, além de terem acumulado uma série de aprendizados e saberes importantes para a construção e identificação com o “ser professor”. |
Abstract: | Teaching identity can be comprehended as the meaning of what it is like “being a teacher” attributed to the own individual, referring to the way he perceives himself. Teaching identity is diverse and unique at the same time. It is constituted through the teacher/future teacher experiences and also by the formed relationships and daily social interactions. The building of “being a teacher” requires experiences in which the teacher will reflect about his practice, and thus perceive, shape, change and transform himself, therefore the identity is dynamic and changes constantly. However, “becoming a teacher” is complex and abstract, mainly in the teaching initial formation, demanding a large amount of time to build it, as well as diverse experiences in that period to be realized, understood, and consolidated. In this context, Pedagogical Residency (PR) is a program that integrates the National Policy for Teacher Education and aims the insertion of undergraduate students in the context of basic education, with a view to promoting the improvement of teacher education with the lived experiences. In the PR program, students can experience a portion of “being a teacher” through a range of experiences, such as classes planning, reflection moments, teaching practice, among others. Thereby, the present work had as a general objective to understand the contributions of a subproject from PR in the construction of teaching identity in Biology undergraduate students of a university from Ceará, and as the specific objectives, describe narratives experienced by a PR group; understand how those experiences in PR have impacted the formation of the teaching identity of the residents; and at last, perceive the role of PR in that subproject and the teaching formation of future teachers, focusing in their processes of identity. For that purpose, some experience narratives from the residents of the Biology subproject were used as a methodology of qualitative research, and Objective Hermeneutics was applied as a technique of data analysis. Those data were collected through the written narratives and released by the residents for the accomplishment of the present study. Considering the lived and reported experiences by the residents, it was possible to understand the important role of PR Biology in the comprehension of school reality, the professional development, and in the proportion of criticality exercise to the identification with the teaching by the future teachers. Gradually, residents were assuming a reflexive role about teaching, in addition, to have accumulated a range of learnings and important expertise for the construction and identification with “being a teacher”. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60394 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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