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Tipo: Tese
Título: Ensaio clínico controlado e randomizado em sessão grupal com puérperas para promoção da autoeficácia em amamentar
Autor(es): Rodrigues, Andressa Peripolli
Orientador: Ximenes, Lorena Barbosa
Coorientador: Padoin, Stela Maris de Mello
Palavras-chave: Aleitamento Materno;Promoção da Saúde;Autoeficácia
Data do documento: 2015
Citação: RODRIGUES, Andressa Peripolli. Ensaio clínico controlado e randomizado em sessão grupal com puérperas para promoção da autoeficácia em amamentar. 2015. 118 f. Tese (Doutorado em Enfermagem)-Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia da estratégia educativa em sessão grupal a partir da utilização do álbum seriado ―Eu posso amamentar o meu filho‖ na promoção da autoeficácia em amamentar e do aleitamento materno exclusivo. Trata-se de um ensaio clínico controlado e randomizado, com 104 puérperas no grupo intervenção (GI) e 104 no controle (GC). A intervenção caracterizou-se pela utilização do álbum seriado ―Eu posso amamentar o meu filho‖ no GI, aplicado em sessão grupal. A coleta de dados foi realizada no alojamento conjunto e por contato telefônico em seis momentos, aos 15 dias após o parto e mensalmente até os 120 dias. O local de recrutamento das participantes foi a Unidade Toco-Ginecológica de um hospital de referência para a região centro-oeste do Rio Grande do Sul no atendimento ao parto e nascimento. Foi utilizada a Breastfeeding Self-Efficacy Scale – Short Form (BSESSF) para mensurar os escores de autoeficácia em amamentar, além de formulários com dados sociodemográficos, antecedentes obstétricos, gestação atual, parto, nascimento e dados da criança até os 120 dias de vida. Garantiu-se o cegamento dos quatro auxiliares de pesquisa na coleta dos dados. Compararam-se as médias da escala pelos testes t de Student, Mann-Whitney e ANOVA. As associações entre a autoeficácia e as variáveis categóricas foram analisadas pelas razões de chances e pelos testes de 2, razão de verossimilhança e de 2 para tendência linear em proporções. Encontrou-se maior percentual de mulheres com autoeficácia alta ao longo do período de acompanhamento no grupo intervenção (p=0,002) e um aumento da média dos escores de autoeficácia nesse grupo no período de acompanhamento (p<0,05). A prática do aleitamento materno exclusivo aos 120 dias após o parto foi superior no grupo intervenção, com chance de amamentar exclusivamente de 1,75 (0,75 - 4,04) vezes no grupo de puérperas que receberam a intervenção educativa. Observaram-se maiores índices de oferta do aleitamento materno no grupo intervenção, mantendo-se acima dos 52% em todo o acompanhamento. A mudança do aleitamento materno exclusivo para outros alimentos no grupo intervenção foi 1,8 (0,3 - 9,7) vezes mais elevada na faixa etária até 19 anos e 1,3 (0,5 - 3,7) vezes para as primíparas; no grupo controle a chance de oferecer outro alimento foi 1,4 (0,5 - 3,8) vezes superior nas primíparas. No grupo intervenção, a média de autoeficácia em amamentar foi superior quando associada ao aleitamento materno exclusivo aos 30 e 90 dias de acompanhamento. Conclui-se que os escores de autoeficácia em amamentar foram mais elevados no GI, desde o alojamento conjunto até os 120 dias após o parto. Assim, houve modificação ou reforço da autoeficácia materna em amamentar com a utilização do álbum seriado ―Eu posso amamentar o meu filho‖ em sessão grupal, repercutindo na oferta de aleitamento materno exclusivo ao longo do período de estudo.
Abstract: The aim of this study was to evaluating the effectiveness of educational strategy in group session from the use of the flipchart "I can feed my child" in the promotion of self-efficacy in breastfeeding and exclusive breastfeeding. It is a controlled, randomized clinical trial, with 104 mothers in the intervention group (IG) and 104 in the control group (CG). The intervention was characterized by the use of the flipchart "I can feed my child" in GI, applied in group session. Data collection was carried out in the rooming and by telephone accommodation in six times to 15 days after birth and monthly until 120 days. The place of recruitment of participants was the Toco-gynecological Unit of a referral hospital for the Midwest region of Rio Grande do Sul in labor and birth attendance. It used the Breastfeeding Self-Efficacy Scale - Short Form (BSES-SF) to measure the scores of self-efficacy in nursing, as well as forms with sociodemographic, obstetric history, current pregnancy, parturition, and birth and child data to 120 days of life. It was assured the blinding of the four research assistants in data collection. There was compared to the average range by Student t test, Mann-Whitney and ANOVA. The associations between self-efficacy and categorical variables were analyzed by odds ratios and the test X², likelihood ratio and of X² for linear trend in proportions. There was found a higher percentage of women with high self-efficacy during follow-up period in the intervention group (p = 0.002) and an increase in average selfefficacy scores in that group at follow-up (p <0.05). The practice of exclusive breastfeeding at 120 days after birth was higher in the intervention group, with chance to exclusively breastfeed 1.75 (0.75 to 4.04) times in the postpartum group who received the educational intervention. There were observed higher offer breastfeeding rates in the intervention group and remained above 52% throughout the monitoring. The change of exclusive breastfeeding for other foods in the intervention group was 1.8 (0.3 to 9.7) times higher in the age group up to 19 years old and 1.3 (0.5 to 3.7) times for primiparous women; in the control group the chance to offer other food was of 1.4 (0.5 to 3.8) times higher in primiparous. In the intervention group, the average self-efficacy in nursing was higher when associated with exclusive breastfeeding at 30 and 90 days of follow-up. We conclude that the scores of selfefficacy in nursing were higher in the GI from the rooming until 120 days after birth. Thus, there was modification or enhancement of maternal self-efficacy in nursing using the flipchart "I can feed my child" in group session, reflecting the offer of exclusive breastfeeding during the study period.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60375
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