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Tipo: TCC
Título: Finanças Pessoais: um estudo sobre a educação financeira e o endividamento dos servidores da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Silva, Ana Karine Paulino da
Orientador: Silva, Francisco Gildemir Ferreira da
Palavras-chave: Finanças Pessoais;Educação Financeira;Endividamento Pessoal
Data do documento: 2019
Citação: SILVA. A. K. P. Finanças Pessoais: um estudo sobre a educação financeira e o endividamento dos servidores da Universidade Federal do Ceará. 2019. 47 f. Monografia (Graduação em Finanças) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O cenário de acesso facilitado ao crédito pessoal, apresentado nos últimos anos na economia brasileira, aliado a um despreparo no que tange a assuntos ligados a finanças pessoais são fatores estudados como possíveis ensejadores do endividamento pessoal. Dessa forma, o nível educação financeira pode influenciar o comportamento dos indivíduos no momento da tomada de decisões de consumo. Dessa forma, este trabalho se propõe a verificar a relação existente entre o nível de educação financeira e o grau de endividamento dos servidores da Universidade Federal de Ceará (UFC). Além disso, busca avaliar a relação entre outras variáveis socioeconômicas e demográficas e o endividamento, como gênero, idade, renda e escolaridade. A investigação foi realizada através do questionário aplicado aos servidores e análise descritiva dos dados coletados. De acordo com os resultados, a maioria dos servidores encontram-se com nível satisfatório de educação financeira e pouco endividados. Constatou-se que um maior conhecimento em finanças pessoais está associado a menores índices de endividamento. Em relação ao gênero, os resultados indicam que entre os servidores há uma maior concentração de mulheres nos piores níveis de endividamento em comparação ao número de homens nesses mesmos níveis. Para a idade, percebeu-se uma maior frequência de endividamento na faixa etária de 31 a 55 anos e menor concentração nas faixas de até 30 anos e acima de 55 anos. No tocante à renda, observou-se que a maior parte dos respondentes obtêm rendimentos na faixa de R$ 2.500,01 até R$ 6.000,00, e que a frequência de indivíduos sobre-endividados diminui à medida que a renda passa a ser maior. Para o nível de escolaridade, nota-se um menor endividamento associado a um maior grau de escolaridade, ainda que de maneira pouco expressiva.
Abstract: The scenario of easy access to personal credit in recent years in the Brazilian economy, combined with a lack of preparation in matters related to personal finance are factors studied as possible causes of personal indebtedness. Likewise, the level of financial education can influence the behavior of individuals when making consumption decisions. Motivated with the problematic described, this work proposes to verify the relationship between the level of financial education and the debt level of the Federal University of Ceará (UFC) public workers. In addition, it aims to evaluate the relationship between other socioeconomic and demographic variables and indebtedness, such as gender, age, income and schooling. The investigation took place through the questionnaire applied to UFC workers and descriptive analysis of the collected data. According to the results, most of the servants have a satisfactory level of financial education and little debt. It was identified that higher knowledge in personal finances is associated with lower debt ratios. Regarding gender, the results indicate that among servants there is a higher concentration of women in the worst debt levels compared to the number of men in these same levels. As the age variable, it was noted a higher frequency of debt in the age group of 31 to 55 and lower concentration in the age group up to 30 years and over 55 years. Regarding income, it was observed that most respondents earn income in the range from R$ 2,500.01 to R$ 6,000.00, and the the frequency of over indebted individuals decreases as income becomes bigger. For the schooling, there is a lower indebtedness for the higher level of education, although not expressively.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60314
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