Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60313
Tipo: TCC
Título: Finanças públicas: um estudo sobre o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental e a variação de insumos em escolas públicas em municípios cearenses
Autor(es): Guimarães Neto, Eustáquio Carvalho
Orientador: Silva, Francisco Gildemir Ferreira da
Palavras-chave: Educação básica;Avaliação da Educação Básica;Investimento em Educação
Data do documento: 2019
Citação: GUIMARÃES NETO. E. C. Finanças públicas: um estudo sobre o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental e a variação de insumos em escolas públicas em municípios cearenses. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Finanças) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O presente documento tem como objetivo analisar a eficiência e o impacto da utilização de insumos na educação básica dos municípios do estado do Ceará. Para isso foram observados resultados de avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, componentes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aplicadas aos alunos de 5º ano e 9º do ensino fundamental e divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em paralelo, foram utilizadas informações divulgadas em microdados do Censo Escolar referentes ao número de computadores para utilização dos alunos, número total de salas existentes nas escolas, número de salas utilizadas como sala de aula. Tais dados foram organizados e aplicados na metodologia de eficiência, DEA: Data Envelopment Analysis (Análise por Envoltória de Dados), com a finalidade de comparar as eficiências reveladas com a eficiência das unidades analisadas e poder assim estabelecer um indicador de avaliação da eficiência da relação insumos, salas de aula e computadores, e produtos, notas em avaliações (desempenho) de Matemática e Língua Portuguesa.
Abstract: The present document aims to analyze the efficiency and impact of the use of inputs in basic education in the cities of the state of Ceará. For this, results of Portuguese Language and Mathematics tests, components of the Basic Education Rating System (SAEB), applied to 5th grade students and 9th grade students, and published by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). At the same time, information disclosed in microdata of the Censo Escolar was used regarding the amount of computers available for student use, the amount of rooms in the schools and the amount of rooms used as classroom. These data were organized and applied in the efficiency methodology, DEA: Data Envelopment Analysis, in order to compare the revealed efficiencies with the efficiency of the analyzed units and to be able to establish an indicator of efficiency evaluation of the relation inputs (classrooms and computers) and products (performance of the students in Mathematics and Portuguese Language tests).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60313
Aparece nas coleções:FINANÇAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_ecguimarãesneto.pdf609,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.