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dc.contributor.authorLima, Viviane Cardoso Cunha de-
dc.contributor.authorNacarato, Adair Mendes-
dc.date.accessioned2021-09-06T16:44:32Z-
dc.date.available2021-09-06T16:44:32Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLIMA, Viviane Cardoso Cunha de; NACARATO, Adair Mendes. Constituição identitária do professor do ensino técnico de nível médio. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 25, p. 297-317, jan./jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60284-
dc.description.abstractThis text presents an excerpt from a master's research carried out with high school technical teaching teachers who work in schools at the Paula Souza Center, in the state of São Paulo. It is a qualitative research whose data were produced with narrative interviews with five teachers (three male and two female), from different school units. The goal of this text is to seek evidence of the constitution of the identity of these professionals from the experience lived and perceived by them in teaching practice. Within these five professors, two had a college degree, the others had only technical training and had no intention of becoming teachers. However, when they entered the education network, they became identified with the profession due to the good teaching work conditions; they feel valued in the institution. They became teachers in the exercise of the teaching profession and have built professional identity in interpersonal relationships with students and colleagues. The institutional environment favors the performance of collective work and teachers feel they have a certain social status and that they are part of the network.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectProfessor de educação tecnológicapt_BR
dc.subjectProfessional identitypt_BR
dc.subjectTechnical educationpt_BR
dc.subjectTechnological education teacherpt_BR
dc.subjectIdentidad profesionalpt_BR
dc.subjectEducación técnicapt_BR
dc.subjectProfesor de educación tecnológicapt_BR
dc.titleConstituição identitária do professor do ensino técnico de nível médiopt_BR
dc.title.alternativeConstitución de la identidad del profesor de educación media técnicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste texto apresenta um recorte de umapesquisa de mestrado realizada com professores de ensino técnico nível médio que atuam em escolas do Centro Paula Souza, no estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cujos dados foram produzidos com entrevistas narrativas feitas com cinco docentes(três do sexo masculino e duas do feminino), de diferentes unidades escolares. Objetiva-se,neste texto,buscar indícios da constituição da identidade desse profissional a partir da experiência vivida e percebida por ele na prática docente.Desses cinco docentes, doiseraslicenciados, os demais tiveram formação técnicae não tinhamintenção de ser professores. No entanto, ao ingressarem na rede de ensino foram se identificando com a profissão dadas as boas condições de trabalho docente; elesse sentem valorizados na instituição. Eles se constituíramprofessores no exercício da profissão docente e constroem a identidade profissional nas relações interpessoais com alunos e colegas. O ambiente institucional favorece a realização de trabalhos coletivos e os professores se sentem com statuspor participar da rede.pt_BR
dc.description.abstract-esEste texto presenta un extracto de una investigación de maestría realizada con docentes de educación media técnica que trabajan en escuelas del Centro Paula Souza, en el estado de São Paulo. Es una investigación cualitativa cuyos datos fueron producidos a partir de entrevistas narrativas con cinco maestros (tres hombres y dos mujeres) de diferentes unidades escolares. El objetivo de este texto es buscar evidencia de la constitución de la identidad de este profesional a partir de la experiencia vivida y percibida por él en la práctica docente. De estos cinco profesores, dos eran docentes licenciados, los otros tenían capacitación técnica y no tenían intención de ser maestros. Sin embargo, cuando ingresaron a la red educativa, gradualmente pasaron a identificarse con la profesión debido a las buenas condiciones de trabajo docente; se sienten valorados en la institución. Se convirtieron en maestros en el ejercicio de la profesión docente y construyen su identidad profesional en las relaciones interpersonales conestudiantes y colegas. El ambiente institucional favorece la realización de tareas colectivas y los docentes sienten que tienen estatus por participar en la red.pt_BR
dc.title.enIdentity constitution of high school technical education teacherpt_BR
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