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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60281
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Janner Silva da | - |
dc.contributor.author | Andrade, Alexandra Nascimento de | - |
dc.contributor.author | Ximenes, Marcela Dantas | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Carolina Brandão | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-06T16:21:41Z | - |
dc.date.available | 2021-09-06T16:21:41Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Janner Silva da; ANDRADE, Alexandra Nascimento de; XIMENES, Marcela Dantas; GONÇALVES, Carolina Brandão. Jogos eletrônicos digitais nas aulas de Educação Física: uma experiência com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 25, p. 261-273, jan./jun. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-5000 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60281 | - |
dc.description.abstract | This article is the result of a pedagogical intervention, which aimed to investigate the use of the Just Dance electronic game for the process of reading body productions and cultural manifestations, conceived in the context of body language, in Physical Education classes, with students, from 6th year of elementary school, from a state school, on the east side of the city of Manaus -AM. Thus, we verify the possibilities of using XBOX electronic games in practical Physical Education classes, reflecting on the role that different mediaplay in contemporary society and how their use can assist in the teaching-learning process -highlighting an experience in Physical Education classes. Through an interventional research-action, organized through a didactic sequence, we realized the need for the teacher to combine new technologies in their pedagogical practices. Because, in view of the results, we demonstrate the satisfaction and participation of students when playing Just dance in Physical Education classes, which can be combined with content and, with this, achieve a greater number of supporters of a more active and healthy life, working on motor skills., the community, motor coordination, among other objectives of this curricular component. Among the numerous options of digital electronic games that can be worked in this sense, we highlight Just Dance, for having been chosen by the students of this investigation. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Labor | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.subject | Electronic games | pt_BR |
dc.subject | Educación Física | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza fundamental | pt_BR |
dc.subject | Juegos electrónicos | pt_BR |
dc.title | Jogos eletrônicos digitais nas aulas de Educação Física: uma experiência com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | El uso de juegos eletrônicos digitales em clases de educación física: uma experiencia com estudiantes de sexto grado | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo é resultado de uma intervenção pedagógica, que teve como objetivo investigar o uso do jogo eletrônico Just Dancepara o processo de leitura das produções e manifestações culturais corporais, concebidas no contexto da linguagem corporal., em atividadesrealizadasnas aulasde Educação Física, com alunosdo 6.º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual, da zona leste da cidade de Manaus -AM. Desta maneira, verificamos as possibilidades do uso dos jogos eletrônicos do XBOXnos encontrosdeEducação Física, tecendo uma reflexão sobre o papel que as diferentes mídias ocupam na sociedade contemporânea e como seu uso pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem –com destaque parauma experiência nas aulas de Educação Física. Mediante a umapesquisa-ação interventiva, organizada por meio de uma sequência didática, percebemos a necessidade do docentealiar as novas tecnologias emsuas práticas pedagógicas. Uma vez que, diante dos resultados evidenciamos a satisfação e participação dos alunos ao jogarem o Just dance, o que pode ser aliado aos conteúdosde Educação Físicae, com isso conseguir maior número de adeptos de uma vida mais ativa e saudável, trabalhando a motricidade, a coletividade, a coordenação motora, entre outros objetivos deste componente curricular. Dentre as inúmeras opções de jogos eletrônicos digitais que podem ser trabalhados neste sentido, destacamos o Just Dance, por ter sido escolhido pelos alunos desta investigação. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Este artículo es el resultado de una intervención pedagógica, cuyo objetivo fue investigar el uso del juego electrónico Just Dance para el proceso de lectura de producciones y manifestaciones culturales corporales, concebido en el contexto del lenguaje corporal, en clases de educación física, con estudiantes, desde 6to año de escuela primaria, de una escuela estatal, en el lado este de la ciudad de Manaus -AM. Por lo tanto, verificamos las posibilidades de usar juegos electrónicos XBOX en clases prácticas de educación física, reflexionando sobre el papel que juegan los diferentes medios en la sociedad contemporánea y cómo su uso puede ayudar en el proceso de enseñanza-aprendizaje, destacando una experiencia en clases de educación física. A través de una investigación-acción intervencionista, organizada a través de una secuencia didáctica, nos dimos cuenta de la necesidad de que el maestro combine las nuevas tecnologías en sus prácticas pedagógicas. Porque, en vista de los resultados, demostramos la satisfacción y la participación de los estudiantes al jugar Just dance en las clases de Educación Física, que se pueden combinar con el contenido y, con esto, lograr un mayor número de seguidores de una vida más activa y saludable, trabajando en habilidades motoras. , la comunidad, coordinación motriz, entre otros objetivos de este componente curricular. Entre las numerosas opciones de juegos electrónicos digitales en los que se puede trabajar en este sentido, destacamos a Just Dance, por haber sido elegidos por los estudiantes de esta investigación. | pt_BR |
dc.title.en | The Use of digital eletronicgames in physical education classes: an experience with 6th grade students | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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