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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Edivani Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Yara Maria Castro de-
dc.date.accessioned2021-09-03T15:52:24Z-
dc.date.available2021-09-03T15:52:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Yara Maria Castro de. Prática, formação docente e experiências vividas no tornar-se professora. 2021. 55 f. Memorial (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60252-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfissão docentept_BR
dc.subjectMemórias e práticas de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.titlePrática, formação docente e experiências vividas no tornar-se professorapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente Memorial traz relatos de experiências vivenciadas por mim no ensino básico, no ensino superior e os meus primeiros passos no magistério. Toda esta caminhada é traçada ao olhar da Geografia, ciência que escolhi para abraçar e seguir profissionalmente. O ato da escrita sobre minha caminhada rumo à docência, trouxe a possibilidade da reflexão e compreensão que fui aos poucos me tornando professora, e assim, desconstruindo a ideia de que não nascemos professores. A pesquisa possui como objetivo geral compreender as transformações na trajetória acadêmica que me levaram à docência em Geografia. Busquei descrever o percurso realizado por mim desde o período de estudante da educação básica até a entrada na UECE; refletir sobre minha entrada no curso de licenciatura na UFC e a construção da minha docência em Geografia; avaliar minha prática como docente nas escolas públicas da cidade de Cascavel/CE. Como referencial teórico trago os seguintes autores e temas para balizar essa trajetória: profissão docente (LIMA, 2012; TARDIF, 2012; NÓVOA, 2009 E 1997; FREIRE, 2009); estágio (LIMA, 2012; PIMENTA E LIMA, 2010); ensino de Geografia (PONTUSCHKA; PAGANELLI; CACETE, 2007), entre outros. A metodologia se define pelo recorte das lembranças mediante as memórias de estudante da educação básica à entrada na universidade, tomando as práticas dos professores como elementos para reflexão sobre o ser professor. Na universidade dou ênfase às práticas vivenciadas em programa de iniciação à docência e alguns componentes curriculares da área ensino de Geografia. O material analisado, além das lembranças, são fotos, ementas, planos de aula, projetos e os textos das disciplinas e grupos de estudo. Por fim, avalio a minha prática na qualidade de professora do Ensino Fundamental a partir de 2020. São pessoas, práticas e teorias que me oportunizaram ter uma visão diferente do universo escolar. Assim, ao olhar para a escola, como pesquisadora e professora, busco enxergar para além das paredes e metodologias estáticas das instituições. Observo o olhar do aluno com a regência de uma atividade nova, a Geografia se movendo pelo cotidiano dos estudantes, enxergo a esperança em construir um ensino emancipatório, libertador e transformador. A formação docente como qualquer profissão exige formação. No currículo da formação docente encontro os saberes sobre a ciência geográfica, os da ciência da educação, mas foi no chão da escola, em meio a mobilização desses saberes, que venho construindo uma forma de ser professora com os saberes experienciais.pt_BR
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Memorial

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