Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60251
Tipo: Resumo
Título: Educação ambiental e exposições cientificas aliadas à preservação de serpentes (Exposição e divulgação científica sobre ofidismo em eventos e espaços públicos, CH.2012.PJ.0432)
Autor(es): Moura, Rafaela Almeida de
Almeida, Lucas Araújo de
Oliveira, John Allyson Andrade
Bezerra, Castiele Holanda
Nojosa, Diva Maria Borges
Palavras-chave: Ofidismo;Educação ambiental;Conservação da natureza
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MOURA, Rafaela Almeida de; ALMEIDA, Lucas Araújo; OLIVEIRA, John Allyson Andrade; BEZERRA, Castiele Holanda; NOJOSA, Diva Maria Borges. Educação ambiental e exposições cientificas aliadas à preservação de serpentes (Exposição e divulgação científica sobre ofidismo em eventos e espaços públicos, CH.2012.PJ.0432). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Brasil possui uma das mais ricas faunas de répteis do mundo. As serpentes formam o grupo com maior diversidade, sendo 386 espécies, das quais apenas as serpentes das famílias Viperidae (30spp) e Elapidae (32spp) são peçonhentas. Culturalmente, costumam ser rejeitadas pelo homem, incentivados geralmente por mitos e lendas geralmente atrelados à religião, a crendices e a falta de informações, que culminam na morte de muitos desses animais. Esse trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da educação ambiental na conscientização da preservação desse grupo, através da exposição no Núcleo Regional de Ofiologia da Univ. Fed. do Ceará (NUROF-UFC). Todos os projetos de extensão do NUROF-UFC abordam a EA, seja através das visitas, treinamentos e das palestras, que comentam sobre temas como: características morfológicas, alimentação, habitat, mitos e preservação. Para dar apoio aos projetos, foi criada em 2005 uma exposição permanente na parte interna do núcleo, que contém exemplares de serpentes e lagartos vivos, fixados, taxidermizados e em fotos. A exposição tem por objetivo facilitar a integração entre os visitantes e a fauna local, com um excelente nível de segurança. Também são expostos itens ligados aos mitos e lendas e recentemente foram incluídos modelos ampliados com a morfologia de serpentes. O espaço é ainda utilizado para divulgar as pesquisa científicas desenvolvidas no NUROF-UFC e o problema relativo às espécies ameaçadas. No período de junho.2010 a dezembro.2013 foi aplicado um questionário a 1142 visitantes, a fim de avaliar as percepções prévias sobre as serpentes e posteriormente às palestras. Os resultados mostram que ocorrem mudanças nos conceitos dos visitantes, apresentando posteriormente percepções positivas sobre a conservação e do medo desses animais. Desta forma, ocorre a desmistificação sobre as serpentes, valorização da importância para o equilíbrio do ecossistema,seus benefícios para a sociedade e estimula a preservação desses animais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60251
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ramoura.pdf46,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.