Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Thomaz Edson Veloso da-
dc.contributor.authorVasconcelos, Francisco Herbert Lima-
dc.contributor.authorMota, João César Moura-
dc.contributor.authorAlmeida, André Lima Férrer de-
dc.contributor.authorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.date.accessioned2021-09-03T14:18:37Z-
dc.date.available2021-09-03T14:18:37Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSILVA, Thomaz Edson Veloso da; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; MOTA, João Cesar Moura; ALMEIDA, André Lima Férrer de; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Ferramentas de processamento e análise de informação aplicadas ao ensino de Engenharia. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES - SBrT, XXXI., 01-04 dez. 2013, Fortaleza, CE. Anais[...], Fortaleza, CE., 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60249-
dc.description.abstractIn order to investigate, from a new perspective, indicators related to evasion and failure rate in the first year of an engineering course, it will be presented a proposal for processing and analysis of information that are related to evaluating the teaching effectiveness from the students’ perspectives. It will be applicable to data decomposition methods, a bilinear and trilinear methods. The results indicate the viability of using mathematical models from other areas of engineering to the educational assessment context and may serve as an indicator of performance and teaching quality in general and particularly in engineering teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttps://www.sbrt.org.br/sbrt2013pt_BR
dc.subjectEducação em engenhariapt_BR
dc.subjectEstrutura curricularpt_BR
dc.subjectPCApt_BR
dc.subjectPARAFACpt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.titleFerramentas de Processamento e Análise de Informação Aplicadas ao Ensino de Engenhariapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo intuito de investigar, sob uma nova perspectiva, indicadores relacionados à evasão e à reprovação no primeiro ano de um curso de engenharia, apresentamos neste artigo uma proposta de processamento e análise de informações relacionadas à avaliação da efetividade do ensino na perspectiva dos estudantes. Serão aplicados dois modelos de decomposição de dados, um modelo bilinear e outro trilinear. Os resultados apontam para a viabilidade da utilização de modelos matemáticos de outras áreas da engenharia ao contexto da avaliação educacional, podendo servir como um indicador de desempenho e qualidade de ensino em geral e ao ensino de engenharia em particular.pt_BR
Aparece nas coleções:DETE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_tvesilva.pdf228,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.