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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60227
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação da estabilidade dos taludes de rocha do corte ferroviário situado no centro da cidade de Crateús/CE pelos métodos RMR, Q - Barton e SMR |
Autor(es): | Maia, Antonio Francisco da Costa |
Orientador: | Silva, Rafael Chagas |
Coorientador: | Silva, Francisco Diones Oliveira |
Palavras-chave: | Classificação geomecânica;Talude artificial de rocha;Estabilidade de talude |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | MAIA, Antonio Francisco da Costa. Avaliação da estabilidade dos taludes de rocha do corte ferroviário situado no centro da cidade de Crateús/CE pelos métodos RMR, Q - Barton e SMR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Minas) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2021. |
Resumo: | Os métodos de classificações geomecânicas aplicados na avaliação da estabilidade de taludes artificias de rochas são essenciais para garantir a segurança em obras de engenharia. Estas classificações são realizadas por meio da descrição e da caracterização do maciço rochoso através de parâmetros geológicos e geotécnicos. Os parâmetros avaliados são categorizados por pontuações que qualificam a estabilidade dos taludes. Em vista disso, o presente trabalho utilizou de métodos de classificações geomecânicas - RMR, Q - Barton e SMR - para avaliar a estabilidade dos taludes rochosos do corte ferroviário situado no centro da cidade de Crateús – CE, com o propósito de identificar riscos potenciais associados à instabilidade destes taludes e, assim, propor, para os casos necessários, possíveis medidas de estabilização. Para tanto, os taludes identificados como T1 e T2 foram subdivididos em Scanlines de 5 (cinco) metros de comprimento ao longo de uma extensão de 30 (trinta) metros. Neste intervalo, foi realizada a caracterização geológico-geotécnica das estruturas identificadas e, posterior análise cinemática dos taludes estudados utilizando o Software Stereonet 11. Posteriormente, os dados geológico-geotécnicos foram utilizados nos sistemas de classificação RMR, Q – Barton e SMR. A análise cinemática permitiu identificar 4 (quatro) famílias de descontinuidades, codificadas como F1, F2, F3 e F4, que mostraram características geotécnicas similares, excetuando a Família F3 que se mostrou mais proeminente nos taludes. As Famílias F2 e F4 mostraram-se favoráveis a formação de rupturas em cunha. As classificações RMR e Q–Barton apresentaram resultados semelhantes, caracterizando o maciço rochoso dos taludes como rocha ruim e de muito má qualidade, respectivamente. Por outro lado, a classificação SMR de Romana caracterizou o maciço rochoso como classe regular (normal), com pequena probabilidade de rupturas planares e sucessivas rupturas em cunha, sendo necessário propor medidas de estabilização/contenção, sendo estas: utilização de telas metálicas ou muros de suporte ao longo do pé dos taludes em zonas mais fraturadas e o uso de concreto projetado nas regiões das faces dos taludes para impedir rupturas em cunhas. |
Abstract: | The geomechanical classifications methods applied in the evaluating the stability of artificial rock slopes are essential to ensure safety in engineering works. These classifications are carried out through the description and characterization of the rock mass through geological and geotechnical parameters. The evaluated parameters are categorized by scores that qualify the stability of the slopes. In view of this, the present work uses the geomechanical classifications methods - RMR, Q - Barton and SMR - to evaluate the stability of the rock slopes of the railroader cut located in the center of the city of Crateús - CE, in order to identify potential risks associated with instability of these slopes and, thus, to propose, for internal cases, possible stabilization measures. Therefore, the slopes identified as T1 and T2 were subdivided into Scanlines of 5 (five) meters in length along a length of 30 (thirty) meters. In this interval, the geological-geotechnical characterization of the identified structures was carried out, followed by kinematic analysis of the studied slopes using the Stereonet 11 software. Subsequently, the geological-geotechnical data were used in the RMR, Q - Barton and SMR classification systems. The kinematic analysis allowed to identify 4 (four) families of discontinuities, coded as F1, F2, F3 and F4, which have similar geotechnical characteristics, except for the F3 family, which is more prominent on the slopes. The F2 and F4 Families are favorable to the formation of wedge breaks. The RMR and Q - Barton classifications showed similar results, characterizing the rock mass of the slopes as bad rock and very poor quality, respectively. On the other hand, Romana’s SMR classification characterized the rock mass as a regular (normal) class, with small probability of planar ruptures and successive wedge ruptures, requiring to propose stabilization/containment measures, namely: use of wire mesh or support walls along the foot of the slopes in more fractured areas and the use of shotcrete in the regions of the slope faces to prevent breakage in wedges. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60227 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE MINAS - TCC |
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