Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAssis, Maria de Fátima Pessoa de-
dc.contributor.authorAquino, Alexandre Ribeiro-
dc.date.accessioned2021-09-02T02:43:56Z-
dc.date.available2021-09-02T02:43:56Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationASSIS, Maria de Fátima Pessoa de; AQUINO, Alexandre Ribeiro. A arte na formação do psicólogo: dispositivo de escuta ao sofrimento dos estudantes. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 182-194, jan./jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60212-
dc.description.abstractThe presence of psychic suffering in students of the psychology program led us to the development of a psychoanalytically inspired device to welcome these students with a method of group intervention mediated by varied artistic resources. Four meetings were held in spaces other than the classroom. The results of the intervention revealed that the use of aesthetic and cultural objects (transformational objects) in a group context helped change the word as a means of symbolically anchoring anguish, thus opening opportunities to restore creativity and poetry to the students’ lives.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectSofrimento psíquicopt_BR
dc.subjectFormação do psicólogopt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.subjectPsychic sufferingpt_BR
dc.subjectPsychologist trainingpt_BR
dc.titleA arte na formação do psicólogo: dispositivo de escuta ao sofrimento dos estudantespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presença de sofrimento psíquico em alunos do curso de psicologia nos levou à elaboração de um dispositivo de acolhimento a esses estudantes, de inspiração psicanalítica, cujo método foi a intervenção grupal mediada por recursos artísticos diversos. Foram realizados quatro encontros em espaços além da sala de aula. Os resultados da intervenção revelaram que o uso de objetos estéticos e culturais (objetos transformacionais) em contexto grupal contribuiu para a restituição da palavra como meio de ancoragem simbólica de angústias, abrindo um campo fecundo capaz de restituir criatividade e poesia à vida dos estudantes.pt_BR
dc.title.enArts in the psychologist’s education: a listening device to the suffering of studentspt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_mfpassis_araquino.pdf.pdf295,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.