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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60206
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lucas, Ricardo Jorge de Lucena | - |
dc.contributor.author | Silva, Andressa Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-01T16:21:35Z | - |
dc.date.available | 2021-09-01T16:21:35Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Andressa Gonçalves da. A nostalgia do futuro: uma análise do retorno ao passado na música pop de Dua Lipa. Orientador: Ricardo Jorge de Lucena Lucas. 2021. 114 f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60206 | - |
dc.description.abstract | This monography aims to study the phenomenon of nostalgia within pop culture through the relationship between the individual and the past. Through the analysis of the album “Future Nostalgia” (2020) and the music video for “Levitating” (2020), both by the singer Dua Lipa, it tries to explain how nostalgia morphed into a cultural product throughout the decade of 2010. It uses the writings of Gary Cross and Svetlana Boym to discuss nostalgia from a contemporary perspective and how it relates to the individual taking into account social and political contexts. Identity and the postmodern individual are discussed in Stuart Hall’s views to explain how nostalgia has become important in the construction of the self and its relations with the society in which it’s inserted. For the analysis of the chosen works, the video analysis method proposed by Jeder Janotti Júnior and Thiago Soares (2008) and the notions of architext elaborated by the literature theorist Gerard Genette are used to understand how the references are organized in the text. The study concludes that nostalgia while this great phenomenon that guides popular culture today is a natural trend, but amplified by the political and social instability that worsened throughout the course of the 2010’s. Reinserting the past in everyday life is not something unusual or pertinent only to the current generations, but it is observed that the constant return and “recreation” of trends from other decades is a way of escape through art and consumption, characteristics that are presented in Future Nostalgia as a product of its time. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Nostalgia | pt_BR |
dc.subject | Música pop | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Dua Lipa | pt_BR |
dc.subject | Future nostalgia | pt_BR |
dc.title | A nostalgia do futuro: uma análise do retorno ao passado na música pop de Dua Lipa | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta monografia tem como objetivo estudar o fenômeno da nostalgia dentro da cultura pop através da relação estabelecida entre os indivíduos e passado. Por meio da análise do álbum Future Nostalgia (2020) e do videoclipe da faixa Levitating, ambos de autoria da cantora Dua Lipa, busca-se explicar e demonstrar como a nostalgia foi transformada em um produto cultural ao longo da década de 2010. Utiliza-se os escritos de Gary Cross e Svetlana Boym para discutir a nostalgia sob um viés contemporâneo e como essa se relaciona com o indivíduo levando em conta contextos sociais e políticos. São discutidos identidade e o sujeito pós-moderno em Stuart Hall para explicar como a nostalgia tornou-se importante na construção do indivíduo e as relações deste com a sociedade na qual está inserido. Para análise das obras escolhidas, usa-se o método de análise de videoclipes proposto por Jéder Janotti Júnior e Thiago Soares e as noções de arquitexto elaboradas pelo teórico de literatura Gérard Genette para entender como as referências se organizam no texto. O estudo conclui que a nostalgia enquanto este grande fenômeno que norteia a cultura popular atualmente é uma tendência natural, porém amplificada pela instabilidade política e social que se agravou ao longo da década de 2010. Reinserir o passado no cotidiano não é algo incomum ou pertinente apenas as atuais gerações, mas observa-se que o constante retorno e “recriação” de tendências de outras décadas é uma forma de escape por meio da arte e do consumo, características que se fazem presentes em Future Nostalgia enquanto um produto de seu tempo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | JORNALISMO - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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