Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Paulo Victor Nunes-
dc.contributor.authorLima, Vinícius Mesquita Ferreira Moreira-
dc.contributor.authorMelo, Leonardo Vieira-
dc.contributor.authorViana Junior, Mario Martins-
dc.date.accessioned2021-08-30T15:55:06Z-
dc.date.available2021-08-30T15:55:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationXAVIER, Paulo Victor Nunes; LIMA, Vinícius Mesquita Ferreira Moreira; MELO, Leonardo Vieira; VIANA JUNIOR, Mario Martins. Entre “Saberes e Fazeres”: o ensino de história e a educação popular no Projeto Novo Vestibular. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60172-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.titleEntre “Saberes e Fazeres”: o ensino de história e a educação popular no Projeto Novo Vestibularpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho é resultado de práticas educativas realizadas no contexto do Curso Projeto Novo Vestibular (PNV). Ao longo dos anos, o PNV mostra para a comunidade acadêmica e para a sociedade que com uma metodologia pedagógica e uma estrutura voltada para a construção de uma consciência crítica e uma atuação democrática os Cursinhos Populares podem ser espaços de atuação e reflexão por uma nova educação e também por uma nova sociedade. No PNV, concebemos as ações de extensão como uma via de comunicação entre sociedade e comunidades. Acima de tudo, o PNV é uma célula de inserção de estudantes de origem popular nas universidades públicas. Objetivos: Intentamos analisar a relação entre o Ensino de história e a Educação popular. Compreendendo esta como método de educação que valoriza os saberes prévios do povo e suas realidades culturais na construção de novos saberes. Entendemos que a educação dialógica seja um caminho para a reflexão e o reconhecimento da realidade. Metodologia: A perspectiva metodológica adotada é a histórico-crítica que entende a realidade como o ponto de partida. Resultados: No primeiro momento, a reação desses sujeitos é de distanciamento em relação ao conteúdo proposto. Posteriormente, é possível perceber que com a tentativa de relacionar esses conteúdos com os dias atuais, torna evidente a maior compreensão do aluno. Também foi verificado maior participação e interação nas discussões no decorrer das práticas educativas. Isso reforça a premissa de que o ensino crítico da História permite a formação de um sujeito autônomo, cuja decorrência é sua intervenção na sociedade. Conclusão: o projeto visa auxiliar o estudante, de ensino público, a ter acesso a uma educação de qualidade, fazendo com que o trabalho desenvolvido possa contribuir para a transformação da sua realidade.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_pvnxavier.pdf44,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.