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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60095
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Belmino, Sílvia Helena | - |
dc.contributor.author | Batista, Rosana Roseo | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-24T12:33:13Z | - |
dc.date.available | 2021-08-24T12:33:13Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Rosana Roseo. Cidade em trânsito: um estudo sobre as diferenças socioespaciais de Fortaleza presentes nas viagens do ônibus Grande Circular I (151). 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60095 | - |
dc.description.abstract | Internationally recognized for its extensive coastline that attracts tourists from all over the world and that masks the social disparities faced by its inhabitants, the city of Fortaleza is analyzed in this research based on trips made between August 2019 and June 2021, on the bus from urban line Grande Circular I (151), which runs through 33 of the 169 neighborhoods that comprise it. During approximately 4 hours of journey divided between the Antônio Bezerra, Siqueira, Messejana and Papicu terminals, we witnessed scenarios that externalize miserable housing conditions and that approach to planned and luxurious spaces for housing, consumption and leisure, as well as sharing the environment of public transport with passengers as diverse as the capital that surrounds us and who have different behaviors, languages or clothing, almost always corresponding to the regions in which they board or disembark. Based on an ethnographic methodology that prioritizes looking at the city from the inside out (MAGNANI, 2002), through participant observation (GUBER, 2001) and with the help of a logbook (WINKIN, 1998), we relate the phenomena found to discussions about the right to the city (LEFEBVRE, 1999, 2008), urbanization and mobility (AUGÉ, 2010; CAIAFA, 2002; MENEZES, 2014), creation of public places and spaces (AUGÉ, 1994; TUAN, 1983 ; CERTEAU, 2012), daily life (CERTEAU, 2012; PRIORI, 1997; GOFFMAN, 2013) and the communicative potential of public transport (BELCHIOR, 2010; CAIAFA, 2004, 2005; CANEVACCI, 2004), to finally present other facets of Fortalezas that coexist with that of postcards within the same territory. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade | pt_BR |
dc.subject | Fortaleza | pt_BR |
dc.subject | Grande Circular I | pt_BR |
dc.title | Cidade em trânsito: um estudo sobre as diferenças socioespaciais de Fortaleza presentes nas viagens do ônibus Grande Circular I (151) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Reconhecida internacionalmente por seu extenso litoral que atrai turistas do mundo inteiro e que mascara as disparidades sociais que enfrentam os seus habitantes, a cidade de Fortaleza é analisada nessa pesquisa a partir de viagens realizadas, entre agosto de 2019 e junho de 2021, no ônibus de linha urbana Grande Circular I (151), que percorre 33 dos 169 bairros que a compõem. Ao longo de, aproximadamente, 4 horas de trajeto divididos entre os terminais Antônio Bezerra, Siqueira, Messejana e Papicu, presenciamos cenários que externam condições miseráveis de moradia e que se avizinham à espaços planejados e luxuosos de habitação, consumo e lazer, bem como dividimos o ambiente do transporte coletivo com passageiros tão diversos quanto a capital que nos cerca e que apresentam diferentes comportamentos, linguagens ou vestimentas, quase sempre correspondentes às regiões nas quais embarcam ou desembarcam. Partindo de uma metodologia de caráter etnográfico que prioriza o olhar para a cidade de dentro para fora (MAGNANI, 2002), por meio de observação participante (GUBER, 2001) e com o auxílio de diário de bordo (WINKIN, 1998), é que relacionamos os fenômenos encontrados com discussões sobre o direito à cidade (LEFEBVRE, 1999, 2008), urbanização e mobilidade (AUGÉ, 2010; CAIAFA, 2002; MENEZES, 2014), criação de lugares e espaços públicos (AUGÉ, 1994; TUAN, 1983; CERTEAU, 2012), cotidiano (CERTEAU, 2012; PRIORI, 1997; GOFFMAN, 2013) e do potencial comunicativo dos transportes coletivos (BELCHIOR, 2010; CAIAFA, 2004, 2005; CANEVACCI, 2004), para, enfim, apresentarmos outras facetas de Fortalezas que coexistem com àquela dos cartões-postais dentro de um mesmo território. | pt_BR |
dc.title.en | City in transit: a study about the socio-spatial differences in Fortaleza existing in the trips of the Grande Circular I bus (151) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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