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dc.contributor.advisorChagas, Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorArcanjo, Rosângela Fonteles do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-08-19T18:29:22Z-
dc.date.available2021-08-19T18:29:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationARCANJO, Rosângela Fonteles do Nascimento. Sobre as religiões naturais em Ludwig Feuerbach. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60049-
dc.description.abstractThis dissertation aims to explain natural religions, starting from its foundation and its religious object which consists of nature, which Feuerbach determines as the foundation of human existence, thus revealing a new anthropological stance that prioritizes a complete human being, based on sensitivity and in harmony with nature. Feuerbach bases his conceptions on natural religions, as they do not have a moral and subjective God as their object, but a physical materialized god, who is only present in nature and/or in its elements. In this perspective, nature is, therefore, the primitive object of religion, which, in its origin, is innate and essential to man, since it has a sense of finite and dependence and not a theological or deistic sense. The philosopher, from Landshut, explains to us the origin of religion and its essence, which leads us to a divine being to supply the need, fear, and the human egoistic instinct for self-preservation and the search for happiness. Furthermore, for a better understanding of these issues, in the research, references to the Christian religion were made in some moments, concerning nature, to contrast with natural religions, through Feuerbach's critical arguments, which show us how religion interferes in human life both positively and negatively. Thus, for the development of our theme, bibliographical research was done, mainly immanent in the author's mature works: The Essence of Religion (1846) and Lectures on the Essence of Religion (1851). Finally, we realize that Feuerbach's thinking, based on natural religions, offers a great contribution to thinking about religion, man, and nature today.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectReligiões naturaispt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectHomempt_BR
dc.subjectSensibilidadept_BR
dc.subjectNatural religionspt_BR
dc.subjectNaturept_BR
dc.subjectManpt_BR
dc.subjectSensitivitypt_BR
dc.titleSobre as religiões naturais em Ludwig Feuerbachpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente dissertação tem por objetivo explicitar as religiões naturais, partindo de seu fundamento e de seu objeto religioso que consiste na natureza, a qual Feuerbach determina como fundamento da existência humana, revelando, dessa forma, uma nova postura antropológica que prioriza um ser humano completo, nas bases da sensibilidade e em harmonia com a natureza. Feuerbach fundamenta suas concepções a partir das religiões naturais, pois elas não têm como objeto um Deus moral e subjetivo, mas um deus físico, materializado, que está apenas presente na natureza e/ou em seus elementos. Nessa perspectiva, a natureza é, pois, o objeto primitivo da religião, essa, em sua origem, é inata e essencial ao homem, uma vez que ela tem um sentido de finitude e dependência e não, um sentido teológico ou deísta. O filósofo, de Landshut, esclarece-nos a origem da religião e sua essência, que nos leva a um ente divino a fim de suprir a necessidade, o medo e o instinto egoístico humano de autoconservação e busca pela felicidade. Ademais, para uma melhor compreensão dessas questões, na pesquisa, foram feitas em alguns momentos, referências à religião cristã, no que tange à natureza, a fim de contrastar com as religiões naturais, através dos argumentos críticos de Feuerbach, que nos mostram como a religião interfere na vida humana tanto de forma positiva quanto negativa. Assim, para o desenvolvimento do nosso tema, fez-se uma pesquisa bibliográfica, imanente, principalmente, nas obras de maturidade do autor: A Essência da Religião (1846) e Preleções Sobre a Essência da Religião (1851). Por fim, percebemos que o pensamento feuerbachiano, embasado nas religiões naturais, oferece grande contribuição para se pensar a religião, o homem e a natureza na atualidade.pt_BR
dc.title.enOn natural religions in Ludwig Feuerbachpt_BR
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