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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFalcão, Nájla de Sousa-
dc.contributor.authorCamurça, Andréa Machado-
dc.contributor.authorViana, Lígia Alves-
dc.contributor.authorTeixeira, Érica do Vale-
dc.contributor.authorAmaral, Natália Mendes do-
dc.contributor.authorEsmeraldo, Gema Galgani Silveira Leite-
dc.date.accessioned2021-08-13T23:14:58Z-
dc.date.available2021-08-13T23:14:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFALCÃO, Nájla de Sousa; CAMURÇA, Andréa Machado; VIANA, Lígia Alves; TEIXEIRA, Érica do Vale; AMARAL, Natália Mendes do; ESMERALDO, Gema Galgani Silveira Leite. Diálogo de saberes na construção da agroecologia: a experiência do NEEPA-PRA-UFC (GA 2010.PJ.0128). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59972-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEcologia agrícola - Pesquisapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento comunitáriopt_BR
dc.titleDiálogo de saberes na construção da agroecologia: a experiência do NEEPA-PRA-UFC (GA 2010.PJ.0128)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo apresentar as ações realizadas entre 2014-2016 pelo Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Agroecologia – NEEPA vinculado ao Programa Residência Agrária - PRA, que visa ampliar e fortalecer o campo teórico e prático da Agroecologia. O NEEPA-PRA desenvolveu pesquisas engajadas por meio do diálogo de saberes entre os diferentes sujeitos sociais (pesquisadores/as, docentes e discentes, povos do campo e do mar, movimentos sociais e redes) que possibilitou o aprofundamento das reflexões sobre temas como: agroecologia, educação do campo, agricultura familiar e campesinato, feminismo, gênero, soberania e segurança alimentar, políticas públicas, conflitos e justiça ambiental. As atividades foram realizadas no Assentamento Maceió, situado na Zona Costeira do Ceará, em Itapipoca. Numa perspectiva de indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão e com o uso de metodologias participativas (Pedagogia da Alternância, Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários, Pedagogias Feministas, Cartografia Social e Sistematização de Experiências Agroecológicas), foram realizados estudos mensais, oficinas e curso de formação; feiras de sabores e sementes; sistematização de experiências agroecológicas e articulações com a Rede Nordeste de Núcleos de Agroecologia – RENDA-NE, a Associação Brasileira de Agroecologia – ABA e com a UFRPE no projeto ATER, Feminismo e Agroecologia. Foram produzidas 4 dissertações, vídeo-aula, boletins de experiências agroecológicas, e em andamento há 1 dissertação, 2 teses de doutorado e 1 caderno sobre as reflexões e experiências desenvolvidas durante o projeto. Nessa dinâmica, o diálogo de saberes possibilitou o rompimento com a polarização e hierarquia entre teoria e prática, valorização das experiências e validação da importância dos conhecimentos locais, que se constituem em instrumentos de resistência, auto reconhecimento e auto-organização dos povos do campo e do mar.pt_BR
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