Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5993
Tipo: | Dissertação |
Título: | Mais educação é mais aprendizagem? Avaliação do Programa Mais Educação em Maracanaú, no Ceará |
Título em inglês: | Is Mais Educação more learning? Evaluation of the Mais Educação Program In Maracanau, Ceará |
Autor(es): | Camurça, Kamile Lima de Freitas |
Orientador: | Andrade, Francisco Ari de |
Palavras-chave: | Educational policies;Expanding the school day;Comprehensive education;Educação e Estado - Maracanaú (CE);Educação integral - avaliação - Maracanaú (CE);Programa Mais Educação (Brasil) |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | CAMURÇA, Kamile Lima de Freitas. Mais educação é mais aprendizagem? Avaliação do Programa Mais Educação em Maracanaú, no Ceará. 2013. 106f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2013. |
Resumo: | A pesquisa enfoca o Programa Mais Educação, política pública de educação integral instituída pelo Ministério da Educação, como uma estratégia para a ampliação da jornada escolar. Tem como objetivo principal avaliar o processo do referido programa, no município de Maracanaú, a partir das diferentes concepções e práticas de educação integral, no contexto atual das políticas educacionais. Reflete sobre as concepções de educação integral presentes nas políticas educacionais do país, bem como as que norteiam o programa, analisa o cotidiano escolar e as repercussões decorrentes do Programa Mais Educação na organização e gestão da escola, e relaciona, ainda, tempo e desempenho escolar, avaliando sua efetividade em relação à melhoria da aprendizagem dos alunos envolvidos. Parte dos pressupostos de que maior quantidade de tempo não determina por si só práticas escolares qualitativamente diferentes e que há múltiplas e diferentes variáveis que interagem e permeiam o contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, com uma abordagem qualitativa, que buscou contemplar os diversos fatores determinantes do sucesso escolar que se fazem presentes no cotidiano escolar, além de entender e interpretar os fenômenos do contraturno, a partir de uma análise ricamente descritiva, proporcionada pelo estudo de caso. Ao confrontar dados concretos e representações foi possível compreender a natureza e a gênese do processo educativo do Programa Mais Educação, além de seus efeitos sobre a comunidade escolar. Possibilitou também perceber as ações da escola que consolidam ideias diferentes sobre educação integral e sobre o próprio programa em questão. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5993 |
Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013-DIS-KLFCAMURCA.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.