Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59924
Tipo: Resumo
Título: Geografia e literatura (Abrindo horizontes: o espaço geográfico na literatura clássica e contemporânea n° CP2016PJ272)
Autor(es): Santos, Nayane de Almeida
Gomes, Iara Rafaela
Palavras-chave: Geografia e literatura;Geografia - Metodologia de ensino;Incentivo à leitura;Geografia - Estudo e ensino
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SANTOS, Nayane de Almeida; GOMES, Iara Rafaela. Geografia e literatura (Abrindo horizontes: o espaço geográfico na literatura clássica e contemporânea n° CP2016PJ272). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O projeto Geografia e literatura prima pelo desenvolvimento de atividades para auxiliar os professores do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará em diversas disciplinas ministradas, tais como História do Pensamento Geográfico, Geografia Humana e Econômica, Metodologia Científica, dentre outras. Trata-se de uma biblioteca acessível a todos os alunos, que busca estimular os discentes a mergulhar na literatura com o objetivo de levá-los a ampliar o seu interesse pela leitura e a compreender melhor o espaço geográfico presente nos romances, crônicas, contos em tempos espaços para além do que vivenciam nos seus cotidianos, nos noticiários e nas aulas de campo. Com base nas leituras, pelas descrições da paisagem, do modo de vida, os alunos têm várias possibilidades de conhecer e entender lugares diversos e suas transformações. Como estratégia metodológica, as seguintes etapas têm sido realizadas: planejamento do trabalho que vem sendo executado ao longo do ano; seleção de obras de leitura imprescindível para os alunos; levantamento de obras literárias em sebos de Fortaleza; formação de grupos de leitura sobre temáticas pertinentes a Geografia; organização de rodas de conversa sobre as bibliografias pertencentes ao projeto; realização de concursos de redação; organização de grupos de alunos para visitação aos sebos e bibliotecas da cidade de Fortaleza; contato com as instituições de ensino, com objetivo de divulgar o projeto e agendar atividades. As tarefas, tem, certamente, contribuído para o aprimoramento da formação dos participantes envolvidos no projeto, em especial, o bolsista de extensão. Da mesma forma, consideramos fundamental a contribuição para a Educação Patrimonial, trabalhada com os alunos do curso, levando-os a ter um sentimento de zelo, proteção e valorização de sua cultura e de sua história. Salientamos, por fim, que este projeto está vinculado ao Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR) do Departamento de Geografia da UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59924
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_nasantos.pdf74,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.