Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59921
Tipo: Resumo
Título: Redução do resíduo de Cromo (VI) armazenado nos laboratórios de ensino do DQAFQ
Autor(es): Araujo, Marcus Vinicius de Padua
Gomes, Maria das Gracas
Palavras-chave: Resíduos perigosos;Lixo - Eliminação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ARAUJO, Marcus Vinicius de Padua; GOMES, Maria das Gracas. Redução do resíduo de Cromo (VI) armazenado nos laboratórios de ensino do DQAFQ. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A parceria do Programa de Gerenciamento de Resíduos da Universidade Federal do Ceará (PROGERE) com os laboratórios de ensino do Departamento de Química Analítica e Físico-Química (DQAFQ) tem reduzido bastante a quantidade dos resíduos armazenados em suas dependências. A presente ação teve como objetivo principal no ano de 2016, tratar todo o resíduo que contém o íon cromato (CrO42- ) onde o cromo se apresenta em seu estado de oxidação mais tóxico, o Cr(VI), que é um metal pesado e bioacumulativo. Este é o resíduo é o mais gerado, pois são usados na formação acadêmica de cerca de nove cursos de graduação. Usando métodos já conhecidos e que não apresentam agressividade ao meio ambiente, todos os resíduos contendo Cr(VI) acumulados nos últimos seis anos, cerca de 214,5 Litros, foram tratados e reduzidos a 370 gramas de Cr(III) que é um estado de oxidação muito menos tóxico. Este sólido será encapsulado de forma que não apresente risco ao meio ambiente. Como não existe mais resíduo acumulado, ou seja, armazenado, a partir deste segundo semestre, para todo o resíduo gerado será utilizado o evaporador solar ecologicamente correto. O evaporador foi reestruturado para acelerar a redução e evaporação dos resíduos de cromo. Foram testados diferentes modelos, na procura de maior eficiência em menor tempo. Como este resíduo é gerado continuamente, fez-se necessário a otimização do modelo para melhoria do processo de evaporação e com isso, o estabelecimento de rotina própria para o processo de tratamento continuo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59921
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mvparaujo.pdf70,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.