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dc.contributor.advisorAraújo, Rogério César Pereira de-
dc.contributor.authorTeles, Henrique Martins-
dc.date.accessioned2021-08-10T13:48:49Z-
dc.date.available2021-08-10T13:48:49Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationTELES, Henrique Martins. Disposição a pagar por alimentos orgânicos pelos consumidores de Fortaleza/Ce. 2021. 89 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59906-
dc.description.abstractAgribusiness in Brazil is one of the largest and most profitable economic activities in the country. According to the Systematic Survey of Agricultural Production, developed by IBGE, in December 2019, Brazil had about 78 million hectares of areas destined for food cultivation, where most of the cultivation is done through conventional agriculture. The use of this form of cultivation has been linked to environmental degradation and the threat to food security. In contrast to the conventional model of production, organic agriculture presents itself as an alternative form of agriculture. The practice of organic planting has several advantages, environmental and social, in comparison to the conventional one. Despite these advantages, this type of production is still little used compared to conventional production. Estimating the benefits of consuming organic food, through its willingness to pay, is relevant information for planning the expansion of the organic agricultural sector. However, valuation studies related to the consumption of organic foods are incipient in Brazil. Knowledge of consumer behavior contributes to support decision-making. Therefore, it is necessary to measure information about the real willingness of consumers to pay a higher amount (premium), for organic products compared to conventional products. That said, this study aimed to research whether consumers in Fortaleza are willing to pay a premium price to replace their food with conventional fruits and vegetables by organic ones. The Contingent Valuation Method (MVC) was used to measure this value. The results showed that families are willing to pay, positively, the amount of R $ 61.20 per month. It is noteworthy that the average DAP is influenced by the place where the respondent resides and the frequency of purchase of organic foods. Considering the number of families consuming conventional foods residing in the city of Fortaleza, the total benefit of replacing conventional with organic food generates a benefit of R $ 514,716,724,800. This value can serve as a reference for the economic feasibility analysis for projects to encourage organic production and stimulate investments in the organic market in the city of Fortaleza.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectValoração Contingentept_BR
dc.subjectDisposição a pagarpt_BR
dc.subjectOrgânicospt_BR
dc.titleDisposição a pagar por alimentos orgânicos pelos consumidores de Fortaleza/Cept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO agronegócio no Brasil é uma das maiores e mais rentáveis atividades econômicas do país. Segundo o Levantamento Sistemático de Produção Agrícola, desenvolvido pelo IBGE, o Brasil possuía, em dezembro de 2019, cerca de 78 milhões de hectares de áreas destinadas ao cultivo de alimentos, onde a maior parte do cultivo é feito através da agricultura convencional. A utilização dessa forma de cultivo tem sido relacionada com a degradação ambiental e a ameaça à segurança alimentar. Em contrapartida ao modelo convencional de produção, a agricultura orgânica se apresenta como uma forma alternativa de agricultura. A prática de plantio orgânico possui diversas vantagens, ambientais e sociais, em comparação à convencional. Apesar dessas vantagens, esse tipo de produção ainda é pouco utilizado em comparação à produção convencional. A estimativa dos benefícios do consumo dos alimentos orgânicos, por meio de sua disposição a pagar, é uma informação relevante para o planejamento da expansão do setor agrícola orgânico. Entretanto, estudos de valoração relacionados ao consumo de alimentos orgânicos são incipientes no Brasil. O conhecimento do comportamento do consumidor contribui para subsidiar a tomada de decisões. Por isso, são necessárias informações de mensuração sobre a real disposição dos consumidores a pagar um valor mais alto (premium) por produtos orgânicos em relação aos produtos convencionais. Isto posto, este trabalho objetivou pesquisar se os consumidores de Fortaleza estão dispostos a pagar um preço premium para substituir sua alimentação de frutas, verduras e legumes convencionais por orgânicos. Utilizou-se o Método de Valoração Contingente (MVC) para aferir esse valor. Os resultados demostraram que as famílias têm disposição a pagar, positiva, o valor de R$ 61,20 por mês. Destaca-se que a DAP média sofre influência do local que o respondente reside e da frequência de compra de alimentos orgânicos. Considerando o número de famílias consumidoras de alimentos convencionais residentes no município de Fortaleza, o benefício total da substituição de uma alimentação convencional por orgânica gera um benefício de R$ 514.716.724,80. Este valor pode servir de referência para a análise de viabilidade econômica para projetos de incentivo à produção orgânica e estimular os investimentos no mercado orgânico no município de Fortaleza.pt_BR
dc.title.enWillingness to pay for organic food by consumers in Fortaleza/Ce-
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