Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59888
Tipo: Artigo de Periódico
Título: História e memória da Educação Profissional e Tecnológica: as narrativas do processo de implantação e expansão do Instituto Federal do Amapá
Título(s) alternativo(s): Historia y memória de la Educación Profesional y Tecnológica: las del proceso de implantación y expansión del Instituto Federal do Amapá
Título em inglês: History and memory of Professional and Technological Education: the narratives of the process of implantation and expansion of the Federal Institute of Amapá
Autor(es): Bicalho, Ramofly
Macedo, Pedro Clei Sanches
Palavras-chave: Educação profissional;Desenvolvimento regional;Memória;História da educação
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: BICALHO, Ramofly; MACEDO, Pedro Clei Sanches. História e memória da Educação Profissional e Tecnológica: as narrativas do processo de implantação e expansão do Instituto Federal do Amapá. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 372-395, jul./dez. 2020
Resumo: O objetivo deste artigo é caracterizar a história e memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá nos primeiros anos de sua implantação (2007 a 2014), num contexto de constantes reformas institucionais da educação profissional e tecnológica no Brasil. A pesquisa buscou analisar os documentos institucionais, leis, decretos e portarias, relacionados à educação profissional no Brasil e no Amapá, com destaque a Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que dá uma nova formatação à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para o desenvolvimento desta investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas. Os resultados revelam os caminhos minuciosos percorridos no processo de transformação da Escola Técnica Federal do Amapá (ETFAP) em Instituto Federal do Amapá (IFAP), a instalação em unidades provisórias, a escolha dos primeiros cursos e sua importância para o desenvolvimento regional.
Abstract: The objective of this article is to characterize the history and memory of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá in the first years of its implementation (2007 to 2014), in a context of constant institutional reforms of professional and technological education in Brazil. The research sought to analyze the institutional documents, laws, decrees and ordinances related to professional education in Brazil and Amapá, with emphasis on Law 11.892 of December 29, 2008, which gives a new format to the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education with the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology. For the development of this research, the qualitative approach was chosen, through bibliographic research, documentary analysis and interviews. The results reveal the detailed paths taken in the process of transformation of the Amapá Federal Technical School (ETFAP) into the Amapá Federal Institute (IFAP), the installation in provisional units, the choice of the first courses and their importance for regional development.
Resumen: El objetivo de este artículo es caracterizar la historia y la memoria del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Amapá en los primeros años de su implantación (2007 a 2014), en un contexto de constantes reformas institucionales de la educación profesional y tecnológica en Brasil. La investigación trató de analizar los documentos institucionales, leyes, decretos y ordenanzas relacionados con la educación profesional en Brasil y Amapá, con énfasis en la Ley 11.892 del 29 de diciembre de 2008, que da un nuevo formato a la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica con la creación de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología. Para el desarrollo de esta investigación se eligió el enfoque cualitativo, a través de la investigación bibliográfica, el análisis documental y las entrevistas. Los resultados revelan las trayectorias detalladas del proceso de transformación de la Escuela Técnica Federal de Amapá (ETFAP) en el Instituto Federal de Amapá (IFAP), la instalación en unidades provisionales, la elección de los primeros cursos y su importancia para el desarrollo regional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59888
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_rbicalhopcsmacedo.pdf415,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.