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dc.contributor.authorSilva Filho, José Aragão da-
dc.contributor.authorMota, Joaquim Eduardo-
dc.date.accessioned2021-08-03T14:10:43Z-
dc.date.available2021-08-03T14:10:43Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, José Aragão da; MOTA, Joaquim Eduardo. Consideração da ação sísmica no projeto de pontes rodoviárias típicas do Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PONTES E ESTRUTURAS - CBPE, X., 9 a 11 maio 2018, Rio de Janeiro-RJ. Anais[...] Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-63465-04-7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59825-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE) - http://www.abpe.org.brpt_BR
dc.subjectPontes rodoviáriaspt_BR
dc.subjectAção sísmicapt_BR
dc.titleConsideração da Ação Sísmica no Projeto de Pontes Rodoviárias Típicas do Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Brasil possui regiões com sismicidade não desprezível, caso de parte das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, o que torna importante verificar a influência desta nos projetos estruturais ali desenvolvidos. A norma brasileira que trata deste assunto, a NBR 15421:2006, não se aplica às pontes, obras com grande importância na infraestrutura do país. O problema tem sido contornado com a utilização de normas internacionais que contemplem esta situação específica das pontes. O presente trabalho busca avaliar o impacto da consideração da ação sísmica no projeto de pontes rodoviárias, em concreto armado, típicas do Brasil. Para a aplicação desta ação, utilizou-se a análise pelo método espectral, trabalhando-se com espectros de resposta, construídos segundo a norma brasileira, referentes às regiões de maior sismicidade do país. Para a obtenção dos valores finais dos esforços, utilizou-se os coeficientes gI e q presentes na norma europeia, EUROCODE 8 (2005), ao invés dos fatores I e R da norma brasileira, respectivamente, pois possuem equivalência no conceito e na aplicação. Isto possibilitou a inclusão de características específicas de importância e de comportamento das estruturas em estudo. A modelagem das estruturas escolhidas foi feita pelo método dos elementos finitos com o uso do software CSI BRIDGE®. Uma modelação mais simplificada, considerando o tabuleiro como diafragma rígido, também se mostrou eficaz na representação do problema. Após as análises, foram feitas comparações entre a força total na base produzida pela ação sísmica e pela a ação do vento aplicada de forma estática. Constata-se que, em algumas regiões do Brasil, a ação sísmica é mais determinante do que a ação do vento no dimensionamento final das estruturas estudadas.pt_BR
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