Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59801
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Machine Learning para a acessibilização de análises em escala urbana
Título em inglês: Machine Learning for the accessibility to urban scale analysis
Autor(es): Cardoso, Daniel Ribeiro
Passos Filho, José Aderson Araújo
Palavras-chave: Planejamento urbano;Machine learning;Conforto térmico
Data do documento: Ago-2019
Citação: PASSOS FILHO, J. A. A.; CARDOSO, D. R. Machine Learning para a acessibilização de análises em escala urbana. V!RUS, São Carlos, n. 19, 2019.
Série/Período/Volume: 19;
Resumo: É proposta, neste artigo, a implementação de Machine Learning para a simplificação e acessibilização da obtenção de resultados de análises complexas, mais especificamente na avaliação do conforto térmico em escala urbana. A complexidade da relação estabelecida entre o planejamento, a forma da cidade e as condições de clima torna necessário o uso de estratégias em análise e produção do espaço urbano que muitas vezes excede o arcabouço teórico e técnico do planejador. Pensar o trade-off entre precisão e velocidade dos métodos aplicados se faz importante para a construção de ferramentas que sejam não apenas potentes, mas que facilitem a ação rápida e constante dos profissionais de planejamento. De uma perspectiva tecnológica, política e ambiental, o método proposto visa, através da construção da informação, melhorar a compreensão das implicações que as edificações trazem ao ambiente urbano e contribuir com a produção da cidade contemporânea.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59801
ISSN: 2175-974x
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DAUD - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_mlacardoso.pdf3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.