Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59792
Tipo: Resumo
Título: O impacto do Facebook nas ações de divulgação do projeto “Conhecendo a Extensão da UFC”
Autor(es): Melo, Mozart Rozendo
Menezes, Bárbara Maiara Costa
Freitas, Francisca Elane Rocha de
Moreira, Jose Cesar Pontes
Palavras-chave: Projetos - Comunicação;Extensão universitária;Facebook (Rede social on-line)
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MELO, Mozart Rozendo; MENEZES, Bárbara Maiara Costa; FREITAS, Francisca Elane Rocha de; MOREIRA, Jose Cesar Pontes. O impacto do Facebook nas ações de divulgação do projeto “Conhecendo a Extensão da UFC”. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A comunicação através das redes sociais virtuais tem favorecido a rápida difusão das informações, sobretudo por conta da colaboração, partilha de conhecimento, interação e comunicação entre os indivíduos nesse espaço. A rede social Facebook é acessada diariamente por cerca de 62 milhões de brasileiros, sendo uma plataforma que traz informação cotidianamente para os seus usuários. Dentre os canais de comunicação utilizados para a divulgação de visitas monitoradas e gratuitas, organizadas por meio do projeto “Conhecendo a Extensão da UFC” às ações de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Facebook começou a ser utilizado desde o início do projeto, em 2014, e atualmente já soma 1.700 curtidas. Isso permite uma maior interação com o público-alvo, a partir do recebimento de sugestões e compartilhamento de datas das próximas visitas, fotos dos eventos e informações acerca dos projetos e programas de extensão desenvolvidos na UFC. Tendo em vista a popularidade desta ferramenta, o objetivo do estudo é verificar o impacto da divulgação das atividades organizadas pelo projeto “Conhecendo a Extensão da UFC” através do Facebook. Foi realizada uma análise descritiva a partir dos dados coletados com a aplicação de questionários de avaliação, respondidos pelos participantes de cada visita, realizadas no período de abril a junho de 2016. Constatou-se que o Facebook foi um dos veículos de comunicação mais citados, em 36,36% das 121 respostas obtidas, quando os participantes foram questionados sobre como tomaram conhecimento das visitas. Dessa maneira, considera-se que o Facebook representou um importante meio de comunicação para divulgar as visitas às ações de extensão, e deve ser continuamente explorado para aumentar o impacto na divulgação do projeto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59792
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mrmelo.pdf74,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.