Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59770
Tipo: | Resumo |
Título: | Construção de uma coluna vertebral como material educativo: relato de experiência |
Autor(es): | Barbosa, Maria Paula Ribeiro Sousa, Ana Jéssica dos Santos Feritas, Elaine Neves de Texeira, Karla Rebecca de Souza Almeida, Antônio Lucas Oliveira Góis Macena, Raimunda Hermelinda Maia |
Palavras-chave: | Educação em saúde;Promoção da saúde;Coluna vertebral |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | BARBOSA, Maria Paula Ribeiro; SOUSA, Ana Jéssica dos Santos; FERITAS, Elaine Neves de; TEXEIRA, Karla Rebecca de Souza; ALMEIDA, Antônio Lucas Oliveira Góis; MACENA, Raimunda Hermelinda Maia. Construção de uma coluna vertebral como material educativo: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | Introdução: O uso de materiais educativos facilita o aprendizado e são essenciais na promoção do conhecimento em saúde, permite maior interação entre educador e educando durante a atividade, otimizando a aprendizagem. Objetivo: Relatar a experiência do processo de construção de uma coluna vertebral como material educativo para promoção da saúde postural. Metodologia: Relato de experiência da construção de um material educativo para auxiliar as atividades do Programa de Promoção da Saúde, no período de Setembro de 2015 a Maio de 2016. Além de imagens ilustrativas de vértebras e componentes da coluna vertebral para nortear os desenhos e elaboração das peças anatômicas, foram utilizadas 2 folhas de isopor de 25 mm com 1,20m, 5 folhas de papel ofício, 20 unidades de cola quente, 1 pistola para cola quente, 2 estiletes, 1 tesoura, 4 lixas, 2 pinceis, 2 potes de massa de textura, 1 caixa de palitos, 1 rolo de fita transparente, 2 potes de tinta acrílica branca. Resultados: As imagens foram selecionadas no Site Google e analisadas em vários ângulos para facilitar a reprodução das características anatômicas de cada componente. Após a análise, as estruturas foram desenhadas no papel, recortadas, e usadas como molde para cortar o isopor. As estruturas com projeções, como os processos transversos, foram fixados com palitos e colados na peça, em seguida cada peça foi lixada e envolvida com massa de textura para dar firmeza, garantindo maior durabilidade e segurança durante o manuseio. Os discos intervertebrais foram feitos em isopor e cobertos com fita transparente. O arame transpassou cada vértebra e disco para estruturar a coluna vertebral, sendo fixado em algumas partes com cola quente para evitar que as peças caíssem. Conclusão: O desenvolvimento de material educativo alternativo, permite ao público a oportunidade de visualizar as estruturas e de sentir através do toque os seus componentes, facilitando a abordagem educativa sobre a saúde postural. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59770 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mprbarbosa.pdf | 75,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.