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dc.contributor.advisorBarroso, Suelly Helena de Araújo-
dc.contributor.authorLima, João Henrique Camelo-
dc.date.accessioned2011-07-08T15:14:24Z-
dc.date.available2011-07-08T15:14:24Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationLIMA, João Henrique Camelo. Utilização de resíduos de construção e demolição para pavimentos urbanos da região metropolitana de Fortaleza. 2008. 161 f. : Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes )-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/596-
dc.description.abstractThe amount of construction waste from cities has been a concerning matter throughout the world due to the impact it has been causing to environmental, economic and social systems. Recycling is a sensible alternative and one of the most simple ways to use the recycled aggregate is in pavimentation. This study analyses laboratorialy the physical aspects and the mechanical behavior of recycled aggregate in the city of Fortaleza, to be used in base, sub-base or subleito enhancement layer, replacing the conventional materials, with focus on urban roads in Fortaleza metropolitan area (FMA). The study involved the characterization of construction and demolition waste (CDW) of mixed type in three forms (natural, with 2% of lime and with 2% of cement) and also of a conventional gravel from Itaitinga quarry - CE. Leaching and Solubilization tests were performed in RCD. Once familiar with the material (RCD and Brita), mechanical tests were performed (California Bearing /ratio, resistance to simple compression, resilient modulus and Tensile Strength) with recycled aggregate (natural and stabilized with lime and cement) and with gravel. Prime test was also performed on the mixtures with RCD. Finally, it was possible to compare technically and economically the aggregates studied. It was concluded that the recycled aggregate can be used in base and sub-base layers of pavements, and it was also economically competitive for use in the FMR.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectResíduos de construção e demoliçãopt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.titleUtilização de resíduos de construção e demolição para pavimentos urbanos da região metropolitana de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA quantidade de resíduos da construção civil nas cidades tem sido fonte de preocupação em todo o mundo, devido ao impacto ambiental, econômico e social que vem causando. A reciclagem é uma sensata alternativa e uma das formas mais simples de uso do agregado reciclado é a sua utilização em pavimentação. Este trabalho analisa laboratorialmente aspectos físicos e de comportamento mecânico do agregado reciclado da cidade de Fortaleza, a ser utilizado em camadas de base, sub-base ou reforço do subleito de pavimento, em substituição aos materiais convencionais, com enfoque em vias urbanas da região metropolitana de Fortaleza (RMF). O estudo envolveu a caracterização de um resíduo de construção e demolição (RCD) do tipo misto em três formas (natural, com 2% de cal e com 2% de cimento) e também de uma brita convencional da pedreira de Itaitinga – CE. Foram realizados ensaios de Lixiviação e Solubilização no RCD. Após conhecer bem os materiais (RCD e Brita), foram feitos ensaios mecânicos (Índice de Suporte Califórnia, Resistência à Compressão Simples, Módulo de Resiliência e Resistência à Tração) com o agregado reciclado (natural e estabilizado com cal e cimento), bem como com a brita. Também foi realizado ensaio de imprimação com as misturas do RCD. Por fim, foi possível comparar tecnicamente e economicamente os agregados estudados. Concluiu-se que o agregado reciclado, além de poder ser usado em camadas de base e sub-base de pavimentos, mostrou-se também competitivo economicamente para ser usado na RMF.pt_BR
dc.title.enUse of construction and demolition wastes for the urban pavimentos metropolitan region of Fortalezapt_BR
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