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Tipo: Resumo
Título: Atividades de educação em saúde com pacientes no pré-transplante hepático: relato de experiência (Liga Acadêmica de Enfermagem no Transplante - FE.2016.PJ.001)
Autor(es): Nascimento, Michelle Ingridy Machado do
Silva, Ana Claúdia Maia da
Lima, Clébia Azevedo de
Holanda, Matheus Silva de
Sousa, Weslley Monteiro Amora
Aguiar, Maria Isis Freire de
Palavras-chave: Educação em saúde;Assistência ao paciente;Promoção da saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: NASCIMENTO, Michelle Ingridy Machado do; SILVA, Ana Claúdia Maia da; LIMA, Clébia Azevedo de; HOLANDA, Matheus Silva de; SOUSA, Weslley Monteiro Amora; AGUIAR, Maria Isis Freire de. Atividades de educação em saúde com pacientes no pré-transplante hepático: relato de experiência (Liga Acadêmica de Enfermagem no Transplante - FE.2016.PJ.001). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Introdução: a educação em saúde é uma prática que veicula conhecimento, influenciando na mudança de hábitos para elevar a qualidade de vida. Na área de transplantes, é uma atividade de suma importância e imprescindível para o preparo do paciente enquanto aguarda na fila de espera. Objetivo: relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem durante realização de palestras direcionadas ao paciente em pré-transplante de fígado. Método:nos meses de maio até julho 2016, no Ambulatório de Transplante Hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio - HUWC, estudantes de Enfermagem participaram das palestras pré-transplante e contribuíram nas orientações sobre o processo de doação de órgãos, indicativas de transplante e cuidados com os transplantados, dirigidas aos pacientes que se encontravam nos primeiros lugares da lista de espera e seus respectivos acompanhantes. Resultados: O objetivo das palestras pré-transplante é proporcionar preparação emocional e psicológica para os pacientes e seus acompanhantes, visando orientar sobre os cuidados necessários e possíveis problemas provenientes do processo de tratamento, seja durante a fase pré ou pós transplante hepático. Diante dessa experiência, foi perceptível a importância da realização de atividades de educação em saúde para este público, pois na maioria das vezes eles desconhecem sobre essa modalidade de tratamento e, dessa forma, apresenta dúvidas e medos acerca dessa situação. Conclusão: a experiência de extensão converge para a necessidade da ciência do usuário quanto aos procedimentos adotados, bem como da relevância da equipe de enfermagem na educação em saúde destes usuários, traçando um elo de comunicação entre a equipe multiprofissional e o público-alvo, direcionando-os para um futuro implante dentro dessa perspectiva terapêutica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59604
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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