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dc.contributor.advisorMota, Erika Freitas.-
dc.contributor.authorCavalcante, Assis Wendell Claudino.-
dc.date.accessioned2021-07-15T19:29:42Z-
dc.date.available2021-07-15T19:29:42Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Assis Wendell Claudino. Gênero e sexualidade: abordagem em sala de aula pelos professores de ciências. 2016. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59576-
dc.description.abstractWith many forms of discrimination and inequality due to features that are considered different from the patterns imposed by society, it is essential to bring to class topics such as gender and sexuality. It is imperative to build a society with equal rights and all the humans are treated with respect. Gender is a social construction and it can occur in two different ways, gender identity and gender expression. Sexuality is related to how a person desires the other. Such issues must be worked out daily in the students’ life. This work aims to seek information on how teachers have been working these topics, whether they talk about sexual education according to the PCNs. To this end, interviews were conducted with Science teachers (Biology, Physics and Chemistry) from a State School in Fortaleza- CE. Ten teachers from Adauto Bezerra High School took part in the interview, 6 men and 4 women. They were asked about biological sex, sexuality, gender and approach to this topic in class. They easily answered the question about what is the biological sex, however, in other questions there was doubt, as when they tried to define gender and sexuality. Physics teachers reported having difficulties to address the topics in class. However, a few of them said they always discuss gender and sexuality and this is common, especially in biology content. Based on the difficult presented by the professors to address gender and sexuality in class and believing this problem is general, it is suggested teachers’ ongoing formation and professional training on sexual education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGênero.pt_BR
dc.subjectSexualidade.pt_BR
dc.subjectProfessores.pt_BR
dc.subjectEscola.pt_BR
dc.titleGênero e sexualidade: abordagem em sala de aula pelos professores de ciências.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom tantas formas de discriminação e desigualdade devido a características que são consideradas diferentes dos padrões impostos pela sociedade faz-se necessário discutir temas como gênero e sexualidade nas escolas. Essas discussões são indispensáveis para a formação de uma sociedade igualitária para que todos sejam tratados com respeito. Gênero é uma construção social, podendo ocorrer de duas formas, a identidade de gênero e a expressão de gênero. A sexualidade é como o ser humano deseja o outro. Tais assuntos precisam ser empregados no dia a dia dos alunos. Esse trabalho visa buscar informações de como professores vem trabalhando, se fazem abordagem dos assuntos de acordo com os PCNs. Para tanto, foram feitas entrevistas com professores de Ciências (Biologia, Física e Química), de uma escola pública estadual em Fortaleza- CE. No total, 10 professores da Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra participaram da entrevista, dos quais 6 são homens e 4 são mulheres. Foram questionados sobre sexo biológico, sexualidade, gênero e abordagem do tema em sala. Os professores responderam facilmente a pergunta sobre o que é o sexo biológico, mas em outras houve dúvidas, como quando tentaram definir gênero e sexualidade. Os professores de Física indicaram ter dificuldades para abordar esses temas em sala. Porém, alguns declararam que sempre falam e que é comum, principalmente nos conteúdos de Biologia. Diante das dificuldades apresentadas pelos professores em abordar o tema gênero e sexualidade em sala de aula e acreditando que essa problemática é geral, sugere-se a formação continuada e capacitação dos professores no tema educação e orientação sexual.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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