Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59572
Tipo: Artigo de Evento
Título: Sistema de seguimento solar com seguimento do ponto de potência máxima para módulos fotovoltaicos
Autor(es): Rocha Filho, José Itanor do Couto
Mendonça, Doglasse Ernesto
Xavier, Daniel Parente
Carvalho, Paulo Cesar Marques de
Daher, Sérgio
Palavras-chave: Seguimento solar;Seguimento de ponto de potência máxima;Sistemas fotovoltaicos
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: https://www.abens.org.br/CBENS2016/
Citação: ROCHA FILHO, José Itanor do Couto; MENDONÇA, Doglasse Ernesto Mendonça; XAVIER, Daniel Parente; CARVALHO, Paulo Cesar Marques de. Sistema de seguimento solar com seguimento do ponto de potência máxima para módulos fotovoltaicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VI., 03 a 07 abr. 2016, Belo Horizonte-MG. Anais [...] Belo Horizonte-MG., 2016.
Resumo: Visando motivar o uso da tecnologia fotovoltaica (FV), se torna cada vez mais importante o uso de alternativas para aumentar a eficiência dos sistemas FV. Entre essas alternativas está o uso do seguimento solar, que faz com que mais irradiação solar possa ser captada, ao fazer com que a superfície de captação solar se movimente de modo a acompanhar o movimento do Sol. Outra alternativa consiste no uso de técnicas para se fazer o seguimento do ponto de potência máxima do módulo fotovoltaico, de forma a procurar se extrair do módulo a máxima potência disponível conforme a irradiação solar e a temperatura variem ao longo do dia. No presente artigo, é apresentado um sistema de seguimento solar de 1 eixo, que opera em conjunto com um conversor cc-cc que, por meio da técnica de Perturbar e Observar (P&O), realiza o seguimento do ponto de máxima potência (MPPT) de um módulo FV. O sistema de seguimento e o conversor foram desenvolvidos no Laboratório de Energias Alternativas da Universidade Federal do Ceará (LEA – UFC) para as condições meteorológicas encontradas na cidade de Fortaleza/CE. Experimentos foram feitos em um dia ensolarado e em um dia nublado. Verificou-se que os ganhos energéticos do módulo FV com seguimento solar e com MPPT em relação a um módulo fixo foram de 83,56% no dia ensolarado e 55,26% no dia nublado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59572
ISBN: 978-85-86923-43-2
Aparece nas coleções:DEEL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_jidocrochafilho.pdf869,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.