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Tipo: TCC
Título: Contribuições de um livro paradidático para as ações e os saberes ambientais de alunos do Ensino Fundamental.
Autor(es): Regis, Laís Belmino.
Orientador: Cascon, Helena Matthews.
Palavras-chave: Educação ambiental.;Ensino de ciências.;Livro paradidático.;Ensino a distância.
Data do documento: 2021
Citação: REGIS, Laís Belmino. Contribuições de um livro paradidático para as ações e os saberes ambientais de alunos do Ensino Fundamental. 2021. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Relacionar os valores sociais com as questões ambientais, se tornou indispensável. Além disso, ao se propor novas formas de relação entre o ser humano e a natureza, visando menores impactos ambientais, a valorização da educação ambiental se torna ainda mais necessária. Atualmente, ambientalistas tentam unir forças para alertar ao mundo sobre a urgência de mudarmos a forma como nos relacionamos com a Terra, antes que as consequências das mudanças climáticas se tornem irreversíveis. Esses problemas ambientais são os mais variados e estão relacionados a diversos aspectos, como valores econômicos, culturais, intelectuais, estéticos e espirituais. Uma técnica para se trabalhar esses valores desde o início da vida escolar, é a utilização de estratégias de educação ambiental dentro das práticas de ensino, como a utilização de paradidáticos com temáticas ambientais pode trazer a discussão desses valores, de forma lúdica, para dentro da sala de aula. Levando em consideração a importância da educação ambiental no ambiente escolar, assim como a notoriedade da utilização de paradidáticos para fins educacionais, o presente trabalho foi realizado. Com o objetivo de identificar as contribuições de um livro paradidático, como material didático, para as ações e os saberes ambientais de alunos do ensino fundamental de uma escola do município de Fortaleza - CE. A pesquisa foi inicialmente exploratória e explicativa em um segundo momento. Além de apresentar a natureza aplicada e qualitativa, que como consequência gerou um livro paradidático. Utilizada como objeto de estudo foi uma escola particular, de pequeno porte, do município de Fortaleza - CE. O paradidático teve como público alvo crianças entre 10 a 12 anos, que estão cursando os primeiros anos do ensino fundamental 2. Durante uma aula online de 50 minutos, o grupo em estudo respondeu a dois questionários idênticos e anônimos, e em seguida participaram de uma leitura guiada do paradidático. O paradidático “Abelardo: Um aruá da cidade” conta a história de Ana e o amigo caramujo Abelardo, que passeiam juntos em um parque da cidade e aprendem sobre a natureza e a importância de cuidar do meio ambiente, que desta forma, estaremos cuidando de nós. O livro aborda as relações de teias tróficas, mostrando diferentes animais e as cadeias alimentares que estão inseridos, além de falar sobre a importância dos parques urbanos para preservação da natureza. É importante que ferramentas como essa estejam ao acesso das crianças e que sejam utilizadas durante as aulas, pois a educação ambiental deve estar presente no cotidiano escolar. Pois crianças bem-informadas sobre os problemas ambientais serão adultas mais preocupadas com o meio ambiente, além de serem transmissoras dos conhecimentos ambientais. Após a leitura, os alunos demonstraram conhecimentos ambientais que foram agregados graças ao paradidático, sendo possível comparar as mudanças desses saberes. Desse modo, a leitura do paradidático trouxe contribuições para os saberes ambientais e para o reconhecimento das ações ambientais que já realizam e para ações futuras que favoreçam o meio ambiente.
Abstract: Relating social values to environmental issues has become indispensable. In addition, when proposing new forms of relationship between human beings and nature, aiming at lower environmental impacts, the valorization of environmental education becomes even more necessary. Today, environmentalists are trying to join forces to alert the world to the urgency of changing the way we relate to Earth, before the consequences of climate change become irreversible. These environmental problems are the most varied and are related to several aspects, such as economic, cultural, intellectual, aesthetic and spiritual values. One technique for working with these values from the beginning of school life is the use of environmental education strategies within teaching practices, as the use of educational subjects with environmental themes can bring the discussion of these values, in a playful way, into the classroom. Taking into account the importance of environmental education in the school environment, as well as the notoriety of using paradidics for educational purposes, the present work was carried out. In order to identify the contributions of a paradidactic book, as didactic material, to the actions and environmental knowledge of elementary school students in a school in the city of Fortaleza - CE. The research was initially exploratory and explanatory in a second moment. In addition to presenting the applied and qualitative nature, which as a consequence generated a paradidactic book. Used as an object of study was a small private school in the city of Fortaleza - CE. The target group was aimed at children between 10 and 12 years old, who are attending the first years of elementary school 2. During a 50-minute online class, the study group answered two identical and anonymous questionnaires, and then participated in a guided reading of the paradidactic. The paradigmatic “Abelardo: Um aruá da cidade” tells the story of Ana and the snail friend Abelardo, who walk together in a city park and learn about nature and the importance of taking care of the environment, which in this way, we will be taking care of. we. The book addresses the relationships of trophic webs, showing different animals and the food chains that are inserted, in addition to talking about the importance of urban parks for nature preservation. It is important that tools like this are accessible to children and that they are used during classes, as environmental education must be present in school daily life. For children who are well informed about environmental problems will be adults who are more concerned with the environment, in addition to being transmitters of environmental knowledge. After reading, the students demonstrated environmental knowledge that was added thanks to the paradidactic, being possible to compare the changes of this knowledge. In this way, the reading of the paradidactic brought contributions to the environmental knowledge and to the recognition of the environmental actions that they already carry out and for future actions that favor the environment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59542
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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