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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59516
Tipo: | TCC |
Título: | Mudanças climáticas no quintal da escola: o que os professores de ciências da comunidade ribeirinha do distrito de Itapeim – CE nos contam? |
Autor(es): | Arruda Júnior, José Pedro Vieira. |
Orientador: | Mota, Erika Freitas. |
Palavras-chave: | Ciências;Educação ambiental;Mudanças climáticas;Piranji;Professores |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | ARRUDA JÚNIOR, José Pedro Vieira. Mudanças climáticas no quintal da escola: o que os professores de ciências da comunidade ribeirinha do distrito de Itapeim – CE nos contam? 2021. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Conhecer a concepção e a percepção dos professores com relação às mudanças climáticas é importante para desenvolver estratégias de educação ambiental baseadas na realidade desses profissionais. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi compreender as concepções, percepções e dificuldades sobre o tema mudanças climáticas na perspectiva de professores de ciências que atuam em escolas situadas próximas ao rio Piranji. Para alcançar esses objetivos, foi aplicado um questionário com 10 perguntas para professores de Ciências de duas escolas situadas próximas ao Rio Piranji. Para análise das informações coletadas, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Essas informações foram categorizadas em: (1) Concepções sobre mudanças climáticas, (2) Percepção sobre os efeitos das mudanças climáticas, (3) Percepção dos professores sobre os impactos das mudanças climáticas no Piranji e Categoria (4) Desafios e Potencialidades. Os professores concebem as mudanças climáticas de forma bem simplista, sem pensar nas causas e consequências, além disso, a percepção dos efeitos das mudanças climáticas pelos professores é influenciada pelo rio Piranji. Ademais, as principais dificuldades de se discutir essa temática em sala de aula são o desinteresse da comunidade e dos estudantes, a falta de recursos e o conteúdo e a abordagem do livro didático. No entanto, os professores acreditam que a escola tem potencial de discutir essa temática e transformar os estudantes em cidadãos comprometidos com o meio ambiente. Como produto, foi produzida uma cartilha com informações em uma linguagem mais didática e acessível para os professores e um plano de aula foi disponibilizado para que os professores apresentem essa temática de forma mais lúdica. A partir disso, os professores de Ciências podem ser agentes na conservação do meio ambiente, principalmente onde estão inseridos, além de sensibilizar a comunidade para, em conjunto, pensar em alternativas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. |
Abstract: | Knowing the conception and perception of teachers in relation to climate change is important to develop environmental education strategies based on the reality of these professionals. Thus, the objective of this work was to understand the conceptions, perceptions, and difficulties on the theme of climate change from the perspective of science teachers who work in schools located near the Piranji River. To achieve these objectives, a questionnaire with 10 questions was applied to Science teachers from two schools located close to the Piranji River. For the analysis of the information collected, Bardin's content analysis was used. This information was categorized into: (1) Conceptions about climate change, (2) Perception about the effects of climate change, (3) Teachers' perception about the impacts of climate change in Piranji and Category (4) Challenges and Potentialities. Teachers conceive climate change in a simplistic way, without thinking about the causes and consequences, in addition, the perception of the effects of climate change by teachers is influenced by the Piranji River. In addition, the main difficulties in discussing this topic in the classroom are the lack of interest from the community and students, the lack of resources and the content and approach of the textbook. However, teachers believe that the school has the potential to discuss this issue and turn students into citizens committed to the environment. As a product, a booklet was produced with information in a more didactic and accessible language for teachers and a lesson plan was made available for teachers to present this theme in a more playful way. From this, Science teachers can be agents in the conservation of the environment, especially where they are inserted, in addition to sensitizing the community to jointly think about alternatives to mitigate the effects of climate change. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59516 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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