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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59512
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, José Roberto Feitosa. | - |
dc.contributor.author | Ferreira, João Clesio Coutinho. | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-13T12:54:15Z | - |
dc.date.available | 2021-07-13T12:54:15Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, João Clesio Coutinho. Magia e ciência: um cenário de RPG didático baseado em uma pandemia. 2021. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59512 | - |
dc.description.abstract | The present work consists of the elaboration of an RPG module, that is, a short adventure ready to instruct the participants to play without the need for great planning. The game is a magical and simplified representation of the consequences brought by a pandemic to a society and what role biology content plays in a reality like this. Using the homebrewery website and the dungeondraft program, based on a review of the following biology content: microbiology, microscopy, virology, mycology and cell biology, a game was produced, set in a magical world inspired by medieval Europe. Players seek to learn more about the disease and the events that surround it, confronting the social and political aspects that permeate a crisis in public health. In this magical world a curse appears to be spreading across the population of the Kingdom of Cheliar and players must solve this problem, however no one can fight it with magic. The game proposed to be attractive even outside the school environment and to be an alternative to expository classes, with an alternative posture in relation to traditional pedagogy. Its application in biology classes can be limited by the logistics of time in the classroom and the number of students. The absence of application of the game in a real situation ends up limiting the possibilities of analyzing the full potential of the game. We conclude that using RPG in a school environment, through a project, combined with the complementation of the biological content present in the module, seems to be an alternative to the way schools present subjects in the classroom and verify student performance. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Lucididade na educação | pt_BR |
dc.subject | Role-playing Game | pt_BR |
dc.title | Magia e ciência: um cenário de RPG didático baseado em uma pandemia. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho consiste na elaboração de um módulo de RPG, isto é, uma curta aventura pronta que instrumentalize os participantes a jogarem sem necessidades de grande planejamento. O jogo se trata de uma representação mágica e simplificada das consequências trazidas por uma pandemia a uma sociedade e qual o papel que os conteúdos de biologia têm diante de uma realidade como essa. Usando o site homebrewery e o programa dungeondraft, baseado em uma revisão sobre os seguintes conteúdos de biologia: microbiologia, microscopia, virologia, micologia e biologia celular, foi produzido um jogo, ambientado em um mundo mágico inspirado pela Europa medieval. Os jogadores buscam saber mais sobre a doença e os eventos que o cercam, confrontando os aspectos sociais e políticos que permeiam uma crise na saúde pública. Nesse mundo mágico uma maldição aparenta estar se alastrando pela população do Reino de Cheliar e os jogadores devem resolver esse problema, no entanto ninguém consegue combatê-la com magia. O jogo se propôs a ser atrativo mesmo fora do ambiente escolar e a ser uma alternativa a aulas expositivas, com uma postura alternativa em relação à pedagogia tradicional. Sua aplicação em aulas de biologia pode ser limitada pela logística do tempo em sala e a quantidade de alunos. A ausência de aplicação do jogo em situação real acaba por limitar as possibilidades de análise das totais potencialidades do jogo. Concluímos que utilizar o RPG em ambiente escolar, através de um projeto, aliado à complementação do conteúdo biológico presente no módulo, parece ser uma alternativa à forma como escolas apresentam os assuntos em sala e verificam o desempenho dos alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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