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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59498
Tipo: | TCC |
Título: | Origens: uma proposta de jogo educativo para combater cegueira botânica |
Autor(es): | Pontes Filho, Francisco José Vieira |
Orientador: | Costa, Itayguara Ribeiro da |
Palavras-chave: | Ensino de botânica;Jogos educativos;Botânica no cotidiano |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | PONTES FILHO, Francisco José Vieira. Origens: uma proposta de jogo educativo para combater cegueira botânica. 2021. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Mais de 80% da população brasileira vive em regiões urbanas com pouco contato com a natureza e as outras formas de vida. O simples fato de desconhecer pode levar ao desinteresse na sua proteção. As formas de vida botânica proporcionam benefícios vitais para a sobrevivência do ser humano. As plantas estão presentes na alimentação, no vestuário, na medicina, na construção, nos serviços eccossistêmicos, na regulação do clima, etc., mas essa presença nem sempre é tão evidente. O primeiro contato que as pessoas tem com a botânica nem sempre é positivo o que acaba criando uma antipatia pela ciência e, comparada com outras formas de vida, as plantas não têm muito apelo afetivo. É necessário que a devida valoração seja dada às plantas. Foi desenvolvido um jogo de cartas para ensinar botância e apresentar a ciência de uma forma mais amigável. O jogo está inserido dentro de um contexto fictício de crise climática severa onde aventureiros precisam buscar as espécies alimentícias selvagens. A dinâmica envolve a adivinhação de países através de dicas dada por um narrador e quando os jogadores acertam eles ganham cartas de plantas utilizadas na alimentação que tem aqueles país como origem. A carta de alimento possui informações e curiosidades sobre espécies de plantas. O jogo foi testado e questionários de avaliação foram aplicados. O período de aplicação rendeu 11 questionários. Através dos resultados é possível perceber que o jogo é muito divertido. O jogo prende a atenção dos jogadores que ficam bastante imersos no universo do jogo. A forma como o jogo evolui ajuda no aprendizado e tem um conteúdo relevante. Apresenta desafios na medida certa e abre oportunidades para interação ou competição com outros jogadores. O design e a dificuldade geral do jogo são pontos que podem ser melhorados. O jogo contribui no aprendizado sobre botânica e é eficiente para uma mudança de percepção dos jogadores em relação às plantas. |
Abstract: | More than 80% of Brazilian population lives in urban regions with little contact with nature and other life forms, the unfamiliarity can lead to indifference in the protection of it. Botany life forms provide vital benefits to human survival. Plants are presents in food, clothes, medicine, construction, ecosystems services, climate regulation, etc., but this presence sometimes isn't evident. The first contact that people have with botany is not always positive, what creates a dislike to science and, if compared to other life forms, plants haven't a lot of affective appeal. It's necessary that be given the due valuation to plants. It was developed a card game to learn about botany e show science in a friendly way. The game is set inside a fictional context of severe climate crisis where adventurers need to search wild food species. The dynamic involves guessing countries through clues given by a storyteller and, when the players hit the answers, they gain cards of plants used in the food that have this country as origin. The food cards have information and curiosities about plants species. The game was tested and evaluation forms were applied. The period of application provided 11 forms. With the results, it is possible to notice that the game was very funny. The game captures the attention of players, who were immersed in the game universe. The way that the game evolves helps in the learning and has a relevant content. The game provides challenges in a certain extent and open opportunities to interaction or competition with other players. The design and game’s difficulty level are points that can be improved. The game contributes to learning about botany and it is efficient for a change in perception of players in relation to plants. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59498 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias |
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