Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59487
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Abordagens da oração subordinada substantiva nos exercícios e nas orientações para o professor em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Título em inglês: Approaches of the noun clause in exercises and in guidelines to teacher in High School Portuguese textbooks
Autor(es): Souza, Francisco Elton Martins de
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa;Abordagens de ensino de gramática;Oração subordinada substantiva;Livros didáticos;Ensino Médio;Portuguese teaching;Grammar teaching approaches;Noun clause;Textbooks;High school
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias
Citação: SOUZA, Francisco Elton Martins de. Abordagens da oração subordinada substantiva nos exercícios e nas orientações para o professor em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 131-145, jan./jun. 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as abordagens da oração subordinada substantiva nos exercícios e nas orientações para o professor, quando houver, de dois livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018 para distribuição em escolas públicas de Ensino Médio, em todo o Brasil. Para tal, fundamentamo-nos nas abordagens de ensino de gramática de Halliday, McIntosh e Strevens (1974), bem como em seus ecos encontrados em outros autores. As coleções pesquisadas são adotadas em escolas públicas de Ensino Médio da rede estadual de ensino do Ceará, e foram as seguintes: Português: língua e cultura, de Faraco (2016); e Novas Palavras, de Amaral et al. (2016). Para o alcance de nosso objetivo, analisamos os exercícios sobre orações subordinadas substantivas, em cada obra, bem como as orientações para o professor no tocante a este tópico gramatical, quando havia tais orientações. Os resultados revelam que os autores de Novas Palavras demonstram consciência das atuais discussões, no âmbito da Linguística, a respeito do ensino de gramática, o que faz com que procurem equilibrar as abordagens prescritiva, descritiva e produtiva, além de orientarem o professor quanto ao trabalho com o conteúdo gramatical abordado na unidade em estudo. Por outro lado, verificamos que o autor de Português: língua e cultura se preocupa com o equilíbrio entre as abordagens de ensino de gramática, mas deixa a desejar quanto às orientações dadas ao professor, limitando-se a anunciar o conteúdo da unidade/capítulo em estudo na parte de orientações ao docente.
Abstract: This paper aims to analyze the approaches of the noun clause in exercises and guidance for the teacher, if there are any, of two Portuguese-Language textbooks approved by the National Textbook Program 2018 for distribution in public high schools, all over Brazil. To this end, we rely on Halliday, McIntosh and Strevens’ (1974) grammar teaching approaches, as well as in their echoes found in other authors. The collections analyzed are adopted in public high schools of the state school system of Ceará – Brazil, and were as follows: Português: língua e cultura, by Faraco (2016); and Novas Palavras, by Amaral et al. (2016). To achieve our goal, we analyzed the exercises of noun clauses in each textbook, as well as the teacher's guidance on this grammatical topic, when there were such guidelines. The results show that the authors of Novas Palavras are aware of the current discussion, in the field of Linguistics, about the teaching of grammar, which makes them try to balance the prescriptive, descriptive and productive approaches, as well as to guide the teacher on how to work with the grammatical content addressed in the unit under study. On the other hand, we found out that the author of Português: língua e cultura worries about the balance between grammar teaching approaches, but it is flawed in the guidance given to the teacher, limiting itself to announcing the content of the unit / chapter under study in the part of guidelines to the teacher.
Descrição: Data de submissão: 31/10/2020 | Data de aprovação: 25/01/2021
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59487
http://lattes.cnpq.br/0641326110303277
https://orcid.org/0000-0002-5062-0668
ISSN: 2675-8555
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_femsouza.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.