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Tipo: TCC
Título: Entre o prescrito e o real – disciplinas eletivas ligadas a biologia no ensino médio de tempo integral em Fortaleza-CE
Autor(es): Feitoza, Anderson Carlos da Conceição
Orientador: Silva, José Roberto Feitosa
Palavras-chave: Currículo;Disciplinas escolares;Ensino de biologia
Data do documento: 2021
Citação: FEITOZA, Anderson Carlos da Conceição. Entre o prescrito e o real – disciplinas eletivas ligadas a biologia no ensino médio de tempo integral em Fortaleza-CE. 2021. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Nos últimos anos a educação brasileira tem passado por diversas mudanças estruturais, no que diz respeito à organização curricular da escola. O modelo de ensino em tempo integral tem sido amplamente divulgado no país. Essa concepção escolar é antiga, mas tem voltado à tona nos últimos anos, e o estado do Ceará tem seguido esta tendência. Na proposta das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (E.E.M.T.I) os estudantes passam parte significativa do seu dia (dois turnos), em atividades que contemplam aulas em sala de aula e fora delas, com disciplinas do Currículo formal da Base Nacional Comum e também disciplinas do chamado Currículo Diversificado. As disciplinas eletivas são chamadas por essa denominação, pois, os estudantes podem escolher quais desejam cursar. Estas são componentes curriculares da parte flexível do currículo das escolas de Ensino em Tempo Integral, e devem promover o enriquecimento, a ampliação e diversificação de conteúdos, temas ou áreas da Base Nacional Comum Curricular, de modo a fomentar uma formação integral do estudante. A partir das minhas vivências experimentadas na condição de residente durante participação no programa Residência Pedagógica na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Antonieta Siqueira, surgiu um grande interesse em investigar as disciplinas eletivas voltadas à área de Ciências da Natureza. Especialmente seus objetivos enquanto um componente importante desse modelo escolar, bem como seus percursos de criação e dinâmica, tanto nas dimensões prescritivas do currículo, como no fazer real da prática docente. Ao final da construção e discussão do referencial teórico realizado e também da reflexão sobre as compreensões dos professores participantes da pesquisa, usando das minhas experiências como intermédio entre o saber teórico e prático, fortaleço que as disciplinas eletivas se caracterizam enquanto um espaço privilegiado para promoção de um ensino diversificado, significativo e crítico. Esse componente curricular, quando bem elaborado frente às realidades e necessidades dos estudantes, vem a ser um importante recurso para garantir aos educandos a possibilidade de outras possibilidades.
Resumen: En los últimos años, la educación brasileña ha experimentado varios cambios estructurales, en cuanto a la organización curricular de la escuela. El modelo de enseñanza a tiempo completo se ha difundido ampliamente en el país. Este concepto de escuela es antiguo, pero ha aflorado en los últimos años y el estado de Ceará ha seguido esta tendencia. En la propuesta de las Escuelas Secundarias de Tiempo Completo (EEMTI) los estudiantes dedican una parte importante de su día (dos turnos), en actividades que incluyen clases en el aula y fuera, con asignaturas del currículo formal de la Base Nacional Común y también disciplinas del denominado Currículo Diversificado. Las optativas se denominan con esta denominación, porque los estudiantes pueden elegir cuáles quieren tomar. Estos son componentes curriculares de la parte flexible del plan de estudios de las escuelas de docencia de tiempo completo, y deben promover el enriquecimiento, expansión y diversificación de contenidos, temas o áreas de la Base Curricular Nacional Común, a fin de propiciar una formación integral del alumno. De mis experiencias como residente mientras participaba en el programa de Residencia Pedagógica en el Bachillerato de Tiempo Completo Antonieta Siqueira, surgió un gran interés en investigar las materias optativas enfocadas en el área de Ciencias Naturales. Especialmente sus objetivos como componente importante de este modelo de escuela, así como sus caminos de creación y dinámica, tanto en las dimensiones prescriptivas del currículo, como en la realización de la práctica docente. Al final de la construcción y discusión del marco teórico realizado y también de la reflexión sobre las comprensiones de los docentes participantes en la investigación, utilizando mis experiencias como intermediarias entre los conocimientos teóricos y prácticos, refiero que los cursos optativos son caracterizado por ser un espacio privilegiado para la promoción de una enseñanza diversa, significativa y crítica. Este componente curricular, bien elaborado a la luz de las realidades y necesidades de los estudiantes, se convierte en un recurso importante para garantizar a los estudiantes la posibilidad de otras posibilidades.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59480
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