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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5945
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga | - |
dc.contributor.author | Monte Filha, Maria Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-30T16:26:23Z | - |
dc.date.available | 2013-09-30T16:26:23Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | Monte Filha, M. V.; Leurquin, E. V. L. F. (2010) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5945 | - |
dc.description | MONTE FILHA, Maria Vieira. O agir do professor no ensino de gêneros textuais em sala de língua materna. 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this work is to analyze the teacher’s actions during the Textual Genres teaching and its surrounds. In order to achieve this goal, we used Sociodiscoursive Interactionism as theoretical support. (BRONCKART, 1999, 2006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) We did a qualitative research and for data collection we used ethnographic research tools. The corpus is composed of ten Portuguese Language classes on a sixth grade at a private elementary school in Fortaleza-CE. The students’ textual productions are also part of this research’s corpus as well the teaching material used during the lessons. Thereby data analysis, we concluded the teacher’s writing guidelines were disregarded during the establishment of criteria for text correction. We also noticed that it’s denied to students the perception of dialogical nature about writing. The texts were reduced to an education object that confines itself. The social functions of writing were ignored, leading to the realization of an artificial activity and simulated | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Linguistica Aplicada | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Produção Escrita | pt_BR |
dc.subject | Contexto de Produção | pt_BR |
dc.subject | Agir Real | pt_BR |
dc.subject | Teaching of Writing | pt_BR |
dc.subject | Context of Production | pt_BR |
dc.subject | Real Acting | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Fortaleza(CE) - Composição e exercícios | pt_BR |
dc.subject | Língua materna - Estudo e ensino - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de sala de aula - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.title | O agir do professor no ensino de gêneros textuais em sala de língua materna. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo analisar o agir do professor no ensino de gêneros textuais e o contexto que o envolve. Para atingir esse objetivo, utilizamos como aporte teórico o Interacionismo Sociodiscursivo. (BRONCKART, 1999, 20006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) Realizamos uma pesquisa qualitativa, para coleta de dados, fizemos uso de instrumentos da pesquisa etnográfica. O corpus é constituído por dez aulas de língua portuguesa do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Fortaleza-CE. As produções textuais dos alunos corrigidas pelo professor também fazem parte do corpus de nossa pesquisa, assim como o material didático usado durante essas aulas. Através da análise dos dados, concluímos que as orientações do professor para produção textual são desconsideradas durante o estabelecimento dos critérios de correção do texto. Vimos também que é negada, aos alunos, a percepção do caráter dialógico da escrita. Os textos são reduzidos a um objeto de ensino que se confina em si mesmo. As funções sociais da escrita são desconsideradas, proporcionando a realização de uma atividade artificial e simulada | pt_BR |
dc.title.en | The teacher action on teaching of textual genres in native language classes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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