Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMota, Erika Freitas-
dc.contributor.authorLindolfo, Patrícia Victória Lima-
dc.date.accessioned2021-07-09T20:39:34Z-
dc.date.available2021-07-09T20:39:34Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLINDOLFO, Patrícia Victória Lima. Desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus aos alunos de uma escola de tempo integral de Fortaleza. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59440-
dc.description.abstractAfter a change from regular to full time schedule, which requires a larger amount of time of the students and, consequently, changing their routine a school in Fortaleza faces problems due to the 2020 pandemic and the impossibility of continuing on site classes. The need for a remote alternative to continue the academic year was urgent. However, as an emergencial solution only it was not capable of completely solving the problems only minimizing them instead. For the classes overseen, A and B from the senior year there is an even bigger challenge: ENEM (national exam), a moment that will help shape and decide their future. In order to investigate the difficulties caused by this change in routine, two surveys were performed with the students: one to find out how important full time school is in their lives, based on their views; and a second survey with the goal of identifying the main challenges faced by these students in the continuation of their activities in a moment when their routines were so abruptly altered, aggravating even more a moment knowingly marked by anxiety regarding their future, which is the end of senior year and doing tests to get into a good college. Based on their answers it was possible to understand how school takes an important role in the students’ lives. Beyond the classroom, these perceptions serve as a parameter so that we can understand the difficulties faced in this new routine imposed by the need of social distancing.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectTempo integralpt_BR
dc.titleDesafios impostos pela pandemia do novo coronavírus aos alunos de uma escola de tempo integral de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrApós passar por uma mudança de formato de tempo regular para tempo integral, ocupando agora uma maior parte do tempo, e consequentemente, da rotina de seus alunos, uma escola de Fortaleza enfrenta em 2020 os problemas impostos pela pandemia do novo coronavírus e a impossibilidade de continuar as aulas de forma presencial. A necessidade da adoção de alternativas remotas para continuação do ano letivo se fez urgente, no entanto, sendo esta uma solução de caráter apenas emergencial, não foi capaz de resolver os problemas, apenas minimizá-los. Para as turmas acompanhadas, A e B do 3º ano, há ainda um fator que acentua os desafios: o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um momento decisivo para seus futuros. A fim de investigar as dificuldades causadas por essa mudança de rotina, foram aplicados dois questionários aos alunos do 3o ano. Inicialmente, aplicou-se um primeiro questionário, onde se buscou conhecer a importância da escola de tempo integral na vida destes alunos a partir do olhar deles próprios. Após a suspensão das atividades presenciais, foi aplicado um segundo questionário que teve como objetivo identificar os principais desafios enfrentados por estes alunos na continuação de suas atividades em um momento que suas rotinas foram bruscamente alteradas, agravando um período conhecidamente marcado pela ansiedade em relação ao futuro que é o da finalização do ensino médio e realização das provas vestibulares. A partir de suas respostas foi possível perceber como a escola ocupa um papel importante na vida desses estudantes, indo além da sala de aula, servindo essas percepções como parâmetro para que possamos melhor compreender as dificuldades enfrentadas na nova rotina imposta pela necessidade de distanciamento social.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_pvllindolfo.pdf536,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.