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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVerola, Christiano Franco-
dc.contributor.authorBarbosa, Andrezza Nunes-
dc.date.accessioned2021-07-09T16:21:06Z-
dc.date.available2021-07-09T16:21:06Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBARBOSA, Andrezza Nunes. A utilização de espaços não formais na alfabetização científica – um estudo de caso no Parque Estadual do Cocó. 2020. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59419-
dc.description.abstractScientific literacy has a wide meaning when observed in the literature, despite this, all perspectives converge towards a democratization of scientific knowledge and greater accessibility. The non-formal teaching spaces are the most favorable for this practice, leaving the curricular model of the traditional school, offering possibilities for the population to come to access scientific knowledge that is commonly elite. Thus, this study aimed to assess the importance of these spaces for the practice of scientific literacy according to employees, verifying whether their training can impact on improving the learning of visitors. A visit was made to recognize the site and create the trail of the Parque Estadual do Cocó, observing its biodiversity and its infrastructure available to visitors. Subsequently, questionnaires were applied to assess the internal perception of employees of the space, aiming to acquire quantitative data regarding their view on the importance of Parque do Cocó for the scientific literacy of visitors. From the data obtained, solutions were raised for the identified problems, with the development of a training program for Park employees, helping them considerably to contribute to the scientific literacy process of park visitors and, consequently, the population. from the city of Fortaleza-CE.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectEspaços não-formaispt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.titleA utilização de espaços não formais na alfabetização científica – um estudo de caso no Parque Estadual do Cocópt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA alfabetização científica possui um amplo significado quando observado na literatura, apesar disso, todas as perspectivas convergem para uma democratização do conhecimento científico e maior acessibilidade deste. Os espaços não-formais de ensino são os mais favoráveis para essa prática, saindo do modelo curricular da escola tradicional, oferecendo possibilidades para que a população venha acessar conhecimentos científicos comumente elitizados. Dessa forma, esse estudo teve como objetivo avaliar a importância desses espaços para a prática da alfabetização científica segundo os funcionários, verificando se o treinamento dos mesmos pode impactar na melhoria da aprendizagem dos visitantes. Foi realizada uma visita para reconhecimento do local e realização da trilha do Parque Estadual do Cocó, observando sua biodiversidade e sua infraestrutura disponível para os visitantes. Posteriormente foram aplicados questionários para a avaliação da percepção interna dos funcionários do espaço, visando adquirir dados quantitativos a respeito da visão dos mesmos sobre a importância do Parque do Cocó para a alfabetização científica dos visitantes. A partir dos dados obtidos, foram levantadas soluções para os problemas identificados, com o desenvolvimento de um programa de capacitação para os funcionários do Parque, ajudando consideravelmente estes a contribuírem com o processo de alfabetização científica dos visitantes do parque e, por consequência, da população da cidade de Fortaleza-CE.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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