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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação Profissional e Tecnológica Integração entre o ensino de ciências e as práticas profissionais
Título(s) alternativo(s): Educación Profesional y Tecnológica: integración entre la enseñanza de las ciencias y las prácticas profesionales
Título em inglês: Professional and Technological Education: integration between science teaching and professional practices
Autor(es): Arruda, Fabio Pinto de
Zanotello, Marcelo
Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica;Ensino de ciências;Práticas profissionais
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: ARRUDA, Fabio Pinto de; ZANOTELLO, Marcelo. Educação Profissional e Tecnológica Integração entre o ensino de ciências e as práticas profissionais. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 24-45, jul./dez. 2020.
Resumo: A discussão em torno da Educação Profissional e Tecnológica ressurge no Brasil sob um cenário desafiador. Robôs, Inteligência Artificial e outras formas de tecnologia contribuem para a eliminação de postos de trabalho e ao mesmo tempo promovem o surgimento de novas profissões. O presente artigo analisa uma possível integração entre o ensino de ciências e práticas profissionais, através da realização de atividades investigativas, que colabore efetivamente na formação dos estudantes diante de tal situação. Trata-se de uma análise qualitativa de uma intervenção planejada por três estudantes, acompanhada pelo professor orientador e realizada no laboratório de uma faculdade pública de tecnologia situada no Município de São Paulo. A coleta de dados ocorreu durante seis meses e o material empírico consistiu na produção escrita e nas observações feitas durante experiências numa máquina de refrigeração. Observou-se ações de condicionamento promovida por várias situações, inclusive pelos métodos empíricos disseminados pelas empresas. Por outro lado, as mediações para integrar práticas científicas e profissionais evidenciaram a relevância do vínculo entre os objetivos da atividade de ensino e os motivos particulares da aprendizagem dos estudantes, notando-se indícios de atribuição de sentidos entre o fazer da prática e o pensar das ciências. Tais resultados, além de servirem como subsídios aos professores da educação tecnológica, ajudam a repensar possíveis caminhos à formação profissional dos trabalhadores diante dos desafios das novas profissões e dos saberes que elas exigem.
Abstract: The discussion around Professional and Technological Education resurfaces in Brazil under a challenging scenario. Robots, Artificial Intelligence and other forms of technology contribute to the elimination of jobs and at the same time promote the emergence of new professions. This article analyzes a possible integration between science teaching and professional practices, through the performance of investigative tasks, which effectively collaborates in the training of students in the face of such a situation. It is a qualitative analysis of an intervention planned by three students, accompanied by the supervising professor and carried out in the laboratory of a public technology college located in the city of São Paulo. Data collection took place over six months and the empirical material consisted of written production and observations made during experiments on a refrigeration machine. There were conditioning actions promoted by various situations, including the empirical methods disseminated by companies. On the other hand, the mediations to integrate scientific and professional practices showed the relevance of the link between the objectives of the teaching activity and the particular reasons for the students' learning, noting signs of attribution of meanings between doing the practice and thinking of the students the sciences. These results, in addition to serving as subsidies for technological education teachers, help to rethink possible ways for the professional training of workers in the face of the challenges of the new professions and the knowledge they require.
Resumen: La discusión en torno a la Educación Profesional y Tecnológica resurge en Brasil bajo un escenario desafiante. Los robots, la inteligencia artificial y otras formas de tecnología contribuyen a la eliminación de puestos de trabajo y al mismo tiempo promueven la aparición de nuevas profesiones. Este artículo analiza una posible integración entre la enseñanza de las ciencias y las prácticas profesionales, a través de la realización de tareas investigativas, que colabore efectivamente en la formación de los estudiantes ante tal situación. Se trata de un análisis cualitativo de una intervención planificada por tres estudiantes, acompañados por el profesor supervisor y realizada en el laboratorio de una escuela de tecnología pública ubicada en la ciudad de São Paulo. La recolección de datos se llevó a cabo durante seis meses y el material empírico consistió en la producción escrita y las observaciones realizadas durante los experimentos en una máquina de refrigeración. Hubo acciones condicionantes impulsadas por diversas situaciones, entre ellas los métodos empíricos difundidos por las empresas. Por otro lado, las mediaciones para integrar prácticas científicas y profesionales mostraron la relevancia del vínculo entre los objetivos de la actividad docente y las razones particulares del aprendizaje de los estudiantes, notando signos de atribución de significados entre hacer la práctica y pensar en los estudiantes en la ciencias. Dichos resultados, además de servir como subsidios para los docentes de educación tecnológica, ayudan a repensar las posibles vías para la formación profesional de los trabajadores frente a los desafíos de las nuevas profesiones y los conocimientos que requieren.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59382
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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