Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Maria José-
dc.contributor.authorGermano Júnior, Manoel Messias Soares-
dc.date.accessioned2021-07-06T13:38:53Z-
dc.date.available2021-07-06T13:38:53Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGERMANO JÚNIOR, Manoel Messias Soares. A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento. Orientação: Maria José Barbosa. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59362-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectClube de leiturapt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectSaraupt_BR
dc.titleA contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da biblioteca escolar para o processo de letramento. O método a abordagem desta pesquisa é qualitativa, através de investigação bibliográfica e documental. Para interpretação dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo. No levantamento bibliográfico consultou-se os autores que abordam a temática biblioteca escolar como: Becker e Grosch (2008); Kieser e Fachin (2008); Maroto (2012); Oss-Emer, Trevisol Neto e Chagas (2016); Prado (1992); Santelli (2016) e Silva (2003). E na temática de letramento optou-se por: Dieb (2018); Freire (2011); Gasque (2012); Mastrobuono (2017); Rojo e Moura (2012); Santelli (2016) e Tfouni (2006). Referentes aos estudos documentais, sobre a biblioteca escolar, foram consultados: os Parâmetros Nacionais Curriculares; a Lei Federal nº 12.244/2010 e o Manifesto das bibliotecas escolares da International Federation of Library Associations and Institutions. A partir das análises em questão, conclui-se que as bibliotecas escolares contribuem para o letramento quando propiciam ambientes ricos e criativos para o desenvolvimento de atividades culturais e literárias. Bibliotecários e professores são fundamentais para desenvolvimento dessas atividades. Os resultados obtidos evidenciam a importância da biblioteca escolar e seu potencial para o desenvolvimento do letramento dos alunos usuários.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_mmsgermanojunior.pdf656,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.