Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59362
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barbosa, Maria José | - |
dc.contributor.author | Germano Júnior, Manoel Messias Soares | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T13:38:53Z | - |
dc.date.available | 2021-07-06T13:38:53Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | GERMANO JÚNIOR, Manoel Messias Soares. A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento. Orientação: Maria José Barbosa. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59362 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Clube de leitura | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject | Sarau | pt_BR |
dc.title | A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da biblioteca escolar para o processo de letramento. O método a abordagem desta pesquisa é qualitativa, através de investigação bibliográfica e documental. Para interpretação dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo. No levantamento bibliográfico consultou-se os autores que abordam a temática biblioteca escolar como: Becker e Grosch (2008); Kieser e Fachin (2008); Maroto (2012); Oss-Emer, Trevisol Neto e Chagas (2016); Prado (1992); Santelli (2016) e Silva (2003). E na temática de letramento optou-se por: Dieb (2018); Freire (2011); Gasque (2012); Mastrobuono (2017); Rojo e Moura (2012); Santelli (2016) e Tfouni (2006). Referentes aos estudos documentais, sobre a biblioteca escolar, foram consultados: os Parâmetros Nacionais Curriculares; a Lei Federal nº 12.244/2010 e o Manifesto das bibliotecas escolares da International Federation of Library Associations and Institutions. A partir das análises em questão, conclui-se que as bibliotecas escolares contribuem para o letramento quando propiciam ambientes ricos e criativos para o desenvolvimento de atividades culturais e literárias. Bibliotecários e professores são fundamentais para desenvolvimento dessas atividades. Os resultados obtidos evidenciam a importância da biblioteca escolar e seu potencial para o desenvolvimento do letramento dos alunos usuários. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_mmsgermanojunior.pdf | 656,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.