Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59312
Type: Dissertação
Title: Análise da concentração no setor aéreo e o impacto causado pela falência da Avianca
Authors: Sindeaux, Hanry Fontenele
Advisor: Souza, Sérgio Aquino de
Keywords: Concentração de mercado;Poder de mercado;Aviação Civil
Issue Date: 2021
Citation: SINDEAUX, Hanry Fontenele. Análise da concentração no setor aéreo e o impacto causado pela falência da Avianca. 2021. 37f. Dissertação (Mestrado em Economia de Empresas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo analisou o índice de concentração no mercado de aviação nacional durante a década de 2010 a 2019. Durante esse período foram analisados dados desde a entrada da AVIANCA até a sua saída da operação. Foram utilizados dados oferecidos ou disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil para os anos de 2010 até 2019 em seu anuário. Para testar a hipótese de concentração foram aplicadas três medidas de concentração usuais na literatura: o market share, índice de Hirschman-Herfindahl(HHI) e razão de concentração.
Abstract: This study analyzed the concentration index in the national aviation market during the decade from 2010 to 2019. During this period, data were analyzed from the beginning of AVIANCA until its exit from the operation.Data provided or made available by the National Civil Aviation Agency for the years 2010 to 2019 were used in its yearbook.To test the concentration hypothesis, three usual concentration measures in the literature were used: market share, Hirschman-Herfindahl index (HHI) and concentration ratio.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59312
Appears in Collections:PEP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_dis_hfsindeaux.pdf470,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.