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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Efeito da leitura de caderneta educativa sobre doença falciforme no conhecimento de familiares
Título em inglês: Effect of reading an educational booklet about sickle cell disease on family members' knowledge
Autor(es): Figueiredo, Sarah Vieira
Moreira, Thereza Maria Magalhães
Campos, Daniella Barbosa
Chaves, Edna Maria Camelo
Gomes, Ilvana Lima Verde
Palavras-chave: Anemia Falciforme;Tecnologia Educacional;Educação em Saúde;Criança;Família
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: FIGUEIREDO, S. V. et al. Efeito da leitura de caderneta educativa sobre doença falciforme no conhecimento de familiares. Rev Rene, Fortaleza, v. 22, e61458, 2021. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/61458/196927. Acesso em: 01/07/2021.
Resumo: Objetivo: analisar o efeito da leitura de uma caderneta educativa sobre doença falciforme relacionada com o conhecimento de familiares. Métodos: estudo quase-experimental, com 20 familiares de crianças com doença falciforme. Utilizou-se um formulário antes e 30 dias depois da consulta médica (pré e pós-teste). A caderneta foi entregue ao familiar no dia da consulta. A análise foi realizada através do Statistical Package for the Social Science versão 20 com os testes estatísticos Shapiro-Wilk, t de Student, Qui-Quadrado de McNemar e Odds Ratio. Resultados: todos os participantes eram do sexo feminino, a maioria, mães de 20 a 30 anos com ensino médio. A análise revelou aumento do número de acertos após leitura da caderneta com significância estatística (p<0,001). Conclusão: a leitura da caderneta e as estratégias utilizadas para o seu incentivo contribuíram para o aumento do conhecimento dos familiares sobre alguns aspectos da doença, capacitando-os para lidar melhor com essa enfermidade.
Abstract: Objective: to analyze the effect of reading an educational booklet about sickle cell disease related to family members’ knowledge. Methods: quasi-experimental study, with 20 children ́s family members with sickle cell disease. A form was used before and 30 days after medical consulta-tion (pre- and post-test). The booklet was given to the fa-mily member on the day of the consultation. Analysis was performed using Statistical Package for the Social Science version 20 with the Shapiro-Wilk, Student’s t, McNemar’s chi-square and Odds Ratio statistical tests. Results: all par-ticipants were female, mostly mothers aged 20 to 30 years with high school education. The analysis revealed increase in the number of correct answers after reading the booklet with statistical significance (p<0.001). Conclusion: the re-ading of the booklet and the strategies used to encourage it contributed to increase the knowledge of family members about some disease aspects, enabling them to better deal with this disease.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59309
ISSN: 2175-6783
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