Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Christian Dennys Monteiro de-
dc.contributor.authorVituriano, Jefferson Lucas Ribeiro-
dc.date.accessioned2021-06-28T16:57:23Z-
dc.date.available2021-06-28T16:57:23Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationVITURIANO, Jefferson Lucas Ribeiro. Por uma geografia emocional escolar na construção simbólica das habilidades socioemocionais. 2020. 89 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59243-
dc.description.abstractThe present research has as object of study the School Emotional Geography, anchoring itself in discussions present in Cultural Geography, as well as in the observations of the students of the last year of the high school of the Doctor César Cals school in Fortaleza - CE. The school audience based on this study, was based on their inquiries on the socio-emotional skills provided by the BNCC (2017), but above all, it had its effects guided by Emergency Remote Education (ERE) in 2020, due to the context of the COVID pandemic. -19. Silva (2016, 2018, 2019), Oliveira (2014 and 2019), Saltini (1997) and Freire (1981 and 1983) were essential authors to the theoretical methodological path, leading to consider an emotional and relational self-awareness with geoeducation. The focus of this research continues to be to explore the structural possibilities of a School Emotional Geography (SEG) based on socioemotional skills. As well as, take advantage of integrated geo-educational practices as materialization of this liberating Geography. In turn, Geography must act as the driving force that underlies and understands dialectical experiences, but that can neglect its liberating character when it yields to methodological unilateralism. The micro-situations of everyday life, affections and new teaching technologies can be strong partners in the geo-educational routine. Research shows that these allies, when applied to Emotional Geographies, with a humanistic approach, resignify the role of the school and are capable of inspiring students and recovering their motivation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGeografia emocional escolarpt_BR
dc.subjectGeografias emocionaispt_BR
dc.subjectHabilidades socioemocionaispt_BR
dc.titlePor uma geografia emocional escolar na construção simbólica das habilidades socioemocionaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como objeto de estudo a Geografia Emocional Escolar, ancorando-se em discussões presentes na Geografia Cultural, bem como também, nas observações dos estudantes do último ano do ensino médio da escola Doutor César Cals em Fortaleza - CE. O público escolar pautado nesse estudo, teve como base de suas indagações as habilidades socioemocionais postas pela BNCC (2017), mas que sobretudo, teve seus efeitos pautados mediante ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) em 2020, em função ao contexto da pandemia da COVID-19. Silva (2016, 2018, 2019), Oliveira (2014 e 2019), Saltini (1997) e Freire (1981 e 1983) foram autores essenciais ao percurso teórico metodológico, levando a considerar uma autoconsciência emocional e relacional junto à geoeducação. O foco dessa pesquisa segue sendo explorar as possibilidades estruturais de uma Geografia Emocional Escolar (GEE) tendo como base norteadora as habilidades socioemocionais. Bem como também, usufruir de práticas geoeducativas integradas como materialização dessa Geografia libertadora. Por sua vez, a Geografia deve agir como propulsora que fundamenta e compreende as vivências dialéticas, mas que pode negligenciar seu caráter libertador quando cede à unilateralidade metodológica. As micro situações do cotidiano, os afetos e as novas tecnologias de ensino podem ser fortes parceiros à rotina geoeducativa. A pesquisa mostra que esses aliados, quando efetivados às Geografias Emocionais, de abordagem humanística, ressignificam o papel da escola e são capazes de inspirar os discentes e recuperar sua motivaçãopt_BR
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_jlrvituriano.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.