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Tipo: TCC
Título: A condição de ser plantonista: desafios e possibilidades
Título em inglês: The condition of being on duty: challenges and possibilities
Autor(es): Gomes, Carla Cristina de Almeida
Orientador: Dantas, Jurema Barros
Palavras-chave: Plantão Psicológico;Contemporaneidade;Clínica contemporânea;Formação psicológica
Data do documento: 2020
Citação: GOMES, Carla Cristina de Almeida. A condição de ser plantonista: desafios e possibilidades. Orientadora: Jurema Barros Dantas. 2020. 32 f. TCC (Graduação em Psicologia) - Curso de Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Esse trabalho é o resultado da análise da experiência da atuação prática dos alunos de psicologia no projeto Plantão Psicológico vinculado ao LAPFES do departamento de psicologia da UFC. Entendendo a prática do plantão como ferramenta importante para a formação do futuro terapeuta e abrangente em suas ações junto à comunidade, torna-se relevante a análise da experiência dos estudantes na condição de plantonistas. Utilizamos 63 relatos, produzidos entre 2018 e 2019. Optamos por um estudo exploratório qualitativo sob a perspectiva fenomenológica, com intuito de uma aproximação da realidade vivida para além da soma das menções dos fatos observados. Os resultados mostraram que o plantão é uma prática diferenciada da clínica tradicional, importante para a formação por contribuir com a experiência prática e a produção efetiva de ações de cuidado, fazendo pensar o fazer psicológico deslocado da rigidez técnica do contexto acadêmico e ainda, como ferramenta de política pública, que abraça diferentes realidades sociais e acolhe diversas demandas clínicas.
Abstract: This work is the result of an analysis of the psychology students’ practical work experience at the Psychological On-Duty Project, coordinated by LAPFES and linked to the Federal University of Ceará’s Psychology Department. Understanding the on-duty practice as an important instrument for training future therapists while also as an embracing practice for its actions within the community, it becomes relevant to analyze the students’ on-duty work experience. We used 63 reports, produced between 2018 and 2019. We opted for a qualitative exploratory study from a phenomenological perspective, with the objective of capturing the living reality, beyond the sum of the mentions of the observed facts. The results showed the Psychological On-Duty is a differentiated practice from the traditional clinic, which is important for training therapists as it contributes to their practical experiences and the effective production of care actions, allowing them to think of the psychological practice displaced from the technical rigidity of the academic context, and also as an instrument for creating public policies, which embraces the different social realities and welcomes diverse clinical demands.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59202
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