Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59201
Tipo: | TCC |
Título: | Dificuldades e redes de apoio de estudantes de psicologia transferidos à Universidade Federal do Ceará |
Título em inglês: | Difficulties and support networks of psychology students transferred to the Federal University of Ceará |
Autor(es): | Riedmiller, Bianca Santos |
Orientador: | Coelho, Raquel Nascimento |
Coorientador: | Braga, Natália Lopes |
Palavras-chave: | Sofrimento psíquico;Adaptação à universidade;Estudantes transferidos;Redes de apoio |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | RIEDMILLER, Bianca Santos. Dificuldades e redes de apoio de estudantes de psicologia transferidos à Universidade Federal do Ceará. Orientadora: Raquel Nascimento Coelho. 2020. 40 f. TCC (Graduação em Psicologia) - Curso de Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | Entende-se que a transferência para universidades públicas federais é realidade de muitos estudantes do ensino superior brasileiro. A ocupação de vagas ociosas decorrentes de desistências por outros estudantes contribui para a formação de profissionais sem nenhum custo extra ao governo e ainda beneficia toda a sociedade. Ao entrar como transferido – diferente de ser novato no primeiro semestre onde a maioria é caloura, ou seja, está nesse processo de formação de novos vínculos –, o estudante, geralmente, deixa de fazer parte de uma turma específica e passa a fazer cadeiras em diversos semestres, o que pode dificultar a formação de vínculos e de redes de apoio. Com isso, o estudante acaba se sentindo desamparado e vulnerável no ambiente acadêmico, podendo acarretar uma série de consequências, como dificuldade de adaptação, falta de sentimento de pertencimento, sensação de exclusão e sofrimento psíquico. Desse modo, essa pesquisa objetivou identificar e analisar as principais dificuldades encontradas por estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) que foram transferidos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e suas redes de apoio social. Participaram da pesquisa 15 estudantes transferidos de outras IES para a UFC regularmente matriculados na graduação em Psicologia. Para a coleta de dados, foi utilizado um formulário online, e a análise dos dados foi realizada através de Análise de Conteúdo. Percebeu-se que as principais dificuldades dos estudantes estão relacionadas à pouca informação acerca de processos burocráticos e à dificuldade na formação de vínculos na UFC. Foi bastante evidenciado sofrimento psíquico decorrente da sensação de rejeição, de desamparo e de exclusão. As redes de apoio, compostas por pais, docentes, funcionários da Universidade, amigos e outros transferidos, se mostraram relevantes no sentido de contribuir para suporte emocional aos estudantes, ajudando-os a enfrentar as dificuldades e sofrimentos decorrentes da transferência para a UFC. Sendo o apoio social uma variável de proteção à saúde mental dos estudantes, considera-se importante a construção de planejamento de intervenções e de estratégias de integração social a fim de propiciar um contexto de transferências passível de vivências positivas para os estudantes e proporcionar uma boa adaptação à universidade. |
Abstract: | The transference to federal public universities is a reality of many students of Brazilian higher education. The occupation of vacant places resulting from waiver by other students contributes to the formation of professionals with no extra cost to the government, and also benefits the whole society. Entering as a transferred student – different from being a freshman in the first semester where most are freshmen in the process of forming new bonds –, the student usually stops being part of a specific class and starts taking subjects in several classes, which can difficult the formation of bonds and support systems. As a result, the student ends up feeling helpless and vulnerable in the academic environment, which can lead to a series of consequences, such as difficulty in adapting, lack of feeling of belonging, feeling of exclusion and psychological suffering. Thus, this research aimed to identify and analyze the main difficulties related by Psychology students at the Federal University of Ceará (UFC) who have been transferred from other Higher Education Institutions (IES), and their social support systems. Students transferred from other IES to the UFC who were regularly enrolled in Psychology graduation were invited to participate of this research. For data collect, an online form was used, and data analysis was performed using the Content Analysis technique. It was noticed that the main difficulties of the students are related to little information about bureaucratic processes and to the difficulty in forming bonds in the UFC. Psychological suffering was evidenced due to the feeling of rejection, helplessness and exclusion. The support systems, formed by parents, teachers, University employees, friends and other transferred students, deemed to be relevant, contributing to emotional support of the students, helping them to face the difficulties and sufferings of the transference to UFC. Social support is a variable of protection to the mental health of the students; it is considered important to build intervention planning and social integration strategies in order to provide a context of transference of positive experiences for the students, and a good adaptation to the University. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59201 |
Aparece nas coleções: | PSICOLOGIA - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_bsriedmiller.pdf | 909,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.