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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59193
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Boni, Bianca Rafaela | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Harryson Júnio Lessa | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T15:56:55Z | - |
dc.date.available | 2021-06-24T15:56:55Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | BONI, Bianca Rafaela; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa. Da gênese do ser social à alienação: trabalho e educação profissional. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 25, p. 408-431, jan./jun. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-5000 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59193 | - |
dc.description.abstract | This essay discusses the concept of Work presented by the brazilian prescribed curriculum of Technical Professional Education at High School (TPEHS) based on the theoretical and methodological contribution of the Dialectical Historical Materialism. For the development of the research, a documentary analysis of such normative documents was carried out, namely: Law no. 4,024 / 1961 (LDB 1961); Law no. 5,692 / 71 (LDB 1971); Law 9394/1996 (LDB 1996); Opinion CNE/CEB n. 11/2012; CNE/CEB Resolution no. 6/2012. The documents present an attempt to overcome the duality between propaedeutic training and professional qualification and present the concept of Work as an essential foundation of the subject as an ontological, historical and social being. However, the curriculum is designed and organized based on a marketing logic, which understands professional training as a way to attend economic demands, maintaining the status quo and not being consistent with the idea of Work stated by the TPEHS curriculum. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Labor | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo prescrito | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Marxismo | pt_BR |
dc.title | Da gênese do ser social à alienação: trabalho e educação profissional | pt_BR |
dc.title.alternative | De la génesis del ser social a la alienación: trabajo y educación profesional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente ensaio discute sobre o conceito de Trabalho apresentado em currículos prescritos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) brasileira e tem como aporte teórico metodológico o Materialismo Histórico Dialético. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada uma análise documental de tais documentos normativos, quais sejam: Lei n. 4.024/1961 (LDB de 1961); Lei n. 5.692/71 (LDB de 1971); Lei n.9394/1996 (LDB de 1996); Parecer CNE/CEB n. 11/2012; Resolução CNE/CEB n. 6/2012. Os documentos apresentam a tentativa de superar a dualidade entre a formação propedêutica e a formação profissional e apresentam o conceito de Trabalho como fundamento essencial do sujeito enquanto ser ontológico, histórico e social. No entanto, o currículo é pensado e organizado a partir de uma lógica mercadológica, que entende a formação profissional como forma de atender às demandas econômicas, mantendo o status quo e, dessa forma, não condiz com a ideia de Trabalho apresentada pelos currículos da EPTNM. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Este ensayo discute el concepto de Trabajo presentado en los currículos prescritos de la Educación Técnica Brasileña para el Nivel Medio (EPTNM) y tiene como bae teórica y metodológica el Materialismo Histórico Dialéctico. Para el desarrollo de la investigación se realizó un análisis documental de dichos documentos normativos, a saber: Ley núm. 4.024 / 1961 (LDB 1961); Ley no. 5.692/71 (LDB 1971); Ley 9394/1996 (LDB 1996); Opinión CNE/CEB n. 11/2012; Resolución CNE/CEB no. 6/2012. Los documentos presentan el intento de superar la dualidad entre formación propedéutica y formación profesional y presentar el concepto de Trabajo como fundamento esencial del sujeto como ser ontológico, histórico y social. Sin embargo, el plan de estudios está diseñado y organizado con base en una lógica de marketing, que entiende la formación profesional como una forma de satisfacer las demandas económicas, manteniendo el status quo y, por tanto, no se corresponde con la idea de Trabajo que presenta la EPTNM. | pt_BR |
dc.title.en | From the genesis of social being to alienation: work and professional education | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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