Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59125
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sanches Neto, Luiz | - |
dc.contributor.author | Silvano, Hugo Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-21T23:21:48Z | - |
dc.date.available | 2021-06-21T23:21:48Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SILVANO, Hugo Vieira; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Avaliação do processo de aprendizagem: algumas implicações à educação física escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Fortaleza, v. 3, p. 156-186, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59125 | - |
dc.description.abstract | This study proposes to carry out a bibliographic review regarding the evaluation of the learning process linked to physical education, in Brazilian schooling. The objective is to identify the concept that underlies the evaluative perspective of several authors, how they characterize and describe the evaluation of learning and what are the implications for the specificity of school physical education. Various platforms were used as a search source, such as google scholar, scielo, electronic journals’ websites, and books. There was an emphasis in the literature focused on the progressive and mediating view of assessment, which is opposed to a traditional assessment perspective focused on classification, exams and tests. It has been also possible to identify the importance and complexity of the questions surrounding the theme, such as: What to evaluate? How to evaluate? When to evaluate? What is to evaluate? What to evaluate for? Issues that are sometimes dealt with in a reductionist and simplistic way | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira de Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Avaliação do processo de aprendizagem: algumas implicações à educação física escolar. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo propõe-se a realizar uma revisão bibliográfica referente à avaliação do processo de aprendizagem associada à educação física, na escolarização brasileira. Objetiva-se identificar a concepção que fundamenta a perspectiva avaliativa de diversos(as) autores(as), como caracterizam e descrevem a avaliação da aprendizagem e quais são as implicações à especificidade da educação física escolar. Utilizou-se, como fonte de busca, diversas plataformas como: Google acadêmico, Scielo, websites de revistas eletrônicas e livros. Observou-se ênfase na literatura voltada à visão progressista e mediadora da avaliação, que se contrapõe a uma perspectiva tradicional de avaliação voltada à classificação, exames e testes. Também pode-se identificar a importância e a complexidade das indagações que circundam o tema, como: O que avaliar? Como avaliar? Quando avaliar? O que é avaliar? Para o que avaliar? Questões que, por vezes, são tratadas de forma reducionista e simplista | pt_BR |
dc.title.en | Learning process assessment: some implication for school physical education | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Artigos Acadêmicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_hvsilvano.pdf | 5,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.