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dc.contributor.advisorCosta, Pablo Assumpção Barros-
dc.contributor.authorRosário, Lílian Valéria Cunha do-
dc.date.accessioned2021-06-21T13:13:06Z-
dc.date.available2021-06-21T13:13:06Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationROSÁRIO, Lílian Valéria Cunha do. KBELA: O cabelo e a mulher negra no cinema contemporâneo brasileiro. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59105-
dc.description.abstractThe present research discusses the hair and the black woman out of the short film Kbela (2015), directed and scripted by Yasmin Thayná. Through the black presence inside the first national cinemas to the contemporary cinema, with the theoretical help of Noel dos Santos Carvalho, this research analyses genre and race of black filmmakers in brazillians black cinema. The curly hair in Yasmin Thayna's work is perceived as a black specificity, since negroid traits are important racial markers in the lives of black women. The more distant from the Eurocentric pattern of beauty, the more susceptible are to institutional and everyday racism, bell hooks helps us understand how the non-acceptance of curly hair affects the self-esteem of black women. The film Kbela will investigate the presence of the black body in capillary transition. According to director Yasmin Thayná, the film is divided into three parts: oppression, ritual, celebration. Through these images and other works performed by black women, we will understand this new look and, therefore, new forms of black representation in the arts and contemporary cinema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectCabelo crespopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleKBELA: O cabelo e a mulher negra no cinema contemporâneo brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa discute o cabelo e a mulher negra a partir do curta-metragem Kbela (2015), dirigido e roteirizado pela realizadora carioca Yasmin Thayná. Através de um passeio pela presença do negro desde os primeiros cinemas realizados nacionalmente até o cinema contemporâneo, com o auxílio teórico de Noel dos Santos Carvalho, essa dissertação localiza o recorte de gênero e raça de realizadoras negras na produção de cinema negro no Brasil. A temática do cabelo crespo na obra de Yasmin Thayná é percebida como especificidade negra, visto que traços negróides são marcadores raciais importantes na vida de mulheres negras. Quanto mais distantes do padrão eurocêntrico de beleza, mais suscetíveis estão ao racismo institucional e cotidiano, bell hooks nos auxilia a compreender como a não-aceitação cabelo crespo afeta a autoestima de mulheres negras. Realizaremos uma análise fílmica no filme Kbela que investigará a presença do corpo negro em transição capilar. De acordo com a diretora Yasmin Thayná, o filme é dividido em três partes: opressão, ritual, celebração. Através dessas imagens e de outros trabalhos realizados por mulheres negras, compreenderemos esse novo olhar e, portanto, novas formas de representação negra nas artes e no cinema contemporâneo.pt_BR
dc.title.enKBELA: Hair and black women in contemporary Brazilian cinemapt_BR
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

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