Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Joana D’Arc Páscoa Bezerra-
dc.contributor.authorJeronimo, Rita Carolina Gondim da Fonseca-
dc.contributor.authorSousa, Jocélio Pereira de-
dc.contributor.authorLima, Marcos Antonio Martins-
dc.date.accessioned2021-06-19T17:32:13Z-
dc.date.available2021-06-19T17:32:13Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFERNANDES, Joana D’Arc Páscoa Bezerra; JERONIMO, Rita Carolina Gondim da Fonseca; SOUSA, Jocélio Pereira de; LIMA, Marcos Antonio Martins. Learning Analytics como tecnologia de avaliação da aprendizagem no modelo Blended Learning: uma revisão sistemática da literatura. In: LIMA, Marcos Antonio Martins; SILVA, Denize de Melo (org.). Avaliação de programas educacionais: diversidade de estudos e pesquisas. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020. cap. 10, p. 159-184.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89340-03-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59096-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publishere-Publicarpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectLearning Analyticspt_BR
dc.subjectBlended Learningpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.titleLearning Analytics como tecnologia de avaliação da aprendizagem no modelo Blended Learning: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrUma das características dos modelos híbridos e tecnológicos de ensino é a geração de um enorme volume de variados dados em uma velocidade vertiginosa (Big Data) no decorrer do percurso da aprendizagem. Tais dados são preciosos para o ato avaliativo, pois os professores e os Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) podem utilizá-los para adaptar a instrução às necessidades do aprendiz e para muitas outras finalidades agregadoras de valor. Diante dessa problemática, surge uma nova tecnologia, desenvolvida para a análise de grandes dados educacionais, que vem ganhando destaque na última década, mais precisamente a partir do ano de 2010, denominada analítica de aprendizagem. Contudo, nos sobrevém a indagação se essa tecnologia pode ser considerada, de fato, uma tecnologia de avaliação da aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo principal compreender de que forma o Learning Analytics se relaciona com os processos de avaliação da aprendizagem no modelo Blended Learning. Em busca de resposta para estes questionamentos, empreendeu-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A pesquisa foi estruturada e desenhada inicialmente com o uso da ferramenta Research Model Canvas e a metodologia utilizada foi a quadripolar, em que as estruturas são dispostas em quatro polos (DE BRUYNE; HERMAN; SCHOUTHEETE, 1991). No polo epistemológico, o embasamento filosófico conceitual da pesquisa está apoiado no conceito de técnica e tecnologia de Álvaro Vieira Pinto, na cibernética de Pierre Lèvy e na pragmática de Charles Peirce. No polo teórico, as nuances da tecnologia educacional se assentam na recomendação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no modelo tecnológico de ensino-aprendizagem Blended Learning. No polo técnico, temos os percursos metodológicos da pesquisa, acima descritos. E, por fim, no polo morfológico, a apresentação de um modelo tecnológico de avaliação da aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:BU - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_jdpbfernandes.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.